O varejo brasileiro é uma espécie de aeroporto nacional dos TEMPOS MODERNOS, ou seja, tem de tudo. Algumas pessoas dizem que nossos aeroportos estão iguais as nossas rodoviárias  e na minha opinião isso é muito bom. Mas, não é isso que me interessa nesta matéria e, sim, destacar a miscelânea de perfis dentro do mesmo negócio.

Faço essa comparação, porque temos desde passagens nacionais que vão de R$ 59,00 à R$ 2.000,00, o trecho.

Tem gente que vai bater o recorde de acúmulo de milhagem e tem gente que vai viajar pela primeira vez.

Da mesma forma, o varejo oferece oportunidade para quem injeta pouco capital e monta uma lojinha e para quem investe milhões e monta a 50ª. lojona. Tem espaço para todo mundo.

Mas, o pior é presenciar pessoas e negócios tão diferentes tentando lidar com o mesmo CENÁRIO. Faz parecer o ato de estourar pipocas: a panela é a mesma (mercado), a intensidade do fogo é a mesma (circunstâncias) e  alguns milhos viram pipocas e outros ficam como piroás.

A forma como os varejistas interpretaram até agora a COPA DO MUNDO NO BRASIL é uma prova disso. Nas minhas andanças  pelo Brasil, cheguei ao extremo de encontrar dono de loja revoltado com a COPA, a ponto de dizer: “para mim essa COPA vai ser um desastre, pois ela será boa apenas para quem vende churrasco , carvão e cerveja. Um outro lojista disse: “vai ter tanto gringo que eu vou ter que contratar uma interprete para ajudar nas vendas.”

A realidade que poucos varejistas compreendem é que não serão os gringos que vão engordar as nossas vendas. Eles vão ser importantes apenas para alguns setores da nossa economia, como: aviação, hotelaria, gastronomia, etc. O que vai impactar positivamente nas nossas vendas é o fato de milhares de pessoas serem contratadas e convocadas para  fazer girar a engrenagem de um dos maiores EVENTOS DO MUNDO.  A COPA é uma máquina poderosa para gerar RENDA para milhares de pessoas que depois usarão seus recursos para comprar de TUDO: confecção, calçados, perfumes, brinquedos, etc.

Enquanto as maiores empresas do planeta injetam MILHÕES em propaganda sobre a COPA, para acelerar as vendas de seus produtos e serviços, alguns varejistas reclamam da COPA e apoiam as manifestações dos Xiitas que ainda não compreenderam as 02 frases ilustres de Abraham Lincoln:
1. “Ninguém é suficientemente competente para governar outra pessoa sem o seu consentimento”.
2. “Não fortalecerás os fracos , por enfraquecer os fortes.Não ajudarás os assalariados, se arruinares aquele que os paga. Não estimularas a fraternidade, se alimentares o ódio.”

Ao invés de dar tiro no próprio pé e reclamar do país, da região, do shopping, dos colaboradores e da COPA, a maioria dos varejistas deveriam estar investindo em treinamento e preparando as equipes para receber a preferência daqueles que irão investir a RENDA obtida com o evento da COPA.

 

A Copa e a Heterogeneidade dos Varejistas
Open chat