O planejamento apropriado é fundamental para a redução de custos de implantação e operação, bem como para garantir a intimidade do shopping com seu futuro público consumidor.

A Gerccom proporciona a seus clientes os seguintes serviços (clique nos itens para saber mais detalhes):

IDENTIFICAÇÃO DE MERCADO

Baseada em conceitos de análise de informações gráficas geo-mercadológicas e polarização gravitacional, a empresa junto a um instituto de pesquisa de Mercado para Varejo desenvolve estudos para a identificação de mercados e definição da vocação comercial de cada ponto em análise.

Através dessa tecnologia é possível mensurar, com adequada precisão, variáveis mercadológicas importantes, que corretamente avaliadas definem o perfil apropriado do empreendimento para o mercado.

Dentre inúmeras análises, destacamos:

  • Delimitação da Área de Influência
  • Identificação da oferta e demanda
  • Identificação e mensuração da concorrência
  • Mensuração da renda e hábitos de consumo
  • Mensuração do mercado já atendido Identificação da renda residual disponível
  • Projeção dos potenciais de consumo

A localização e correta mensuração do mercado potencial é o primeiro passo para a viabilização de qualquer empreendimento de varejo.

A delimitação precisa de sua área de influência é vital para a determinação do público a ser atendido, sobre o qual são desenvolvidos os estudos mais detalhados de mercado.

Com estes estudos, a Gerccom avalia não somente a opinião, os hábitos de compra, e os desejos do consumidor, mas também sua capacidade real de consumo, ou mercado residual, determinado através de dados sócio-econômicos que englobam desde sua renda até o mercado já atendido.


IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PONTOS

A identificação e seleção de pontos comerciais são efetuadas com abrangência nacional, englobando todas as questões de análise necessárias para sua avaliação:

  • Localização
  • Demografia
  • Estrutura urbana
  • Vetores de crescimento urbano qualitativo e quantitativo
  • Acesso regional, expresso e local
  • Barreiras geográficas

No aspecto comercial são analisados os pontos necessários à validação do local como indicação para a implantação de complexo comercial, de onde destacamos:

  • Demanda e público-alvo
  • Convergência comercial
  • Posicionamento estratégico
  • Sinergia com o comércio existente
  • Concorrência
  • Exposição regional e polarização

DIMENSIONAMENTO

O dimensionamento planejado de um shopping center ou Centro Comercial proporciona ao empreendedor uma maior rentabilidade e conseqüentemente um retorno mais rápido do investimento.

É importante dimensionar cada etapa do empreendimento compatível com o mercado em desenvolvimento.

O dimensionamento preciso de sua primeira fase e futuras expansões minimiza os investimentos iniciais, e maximiza o resultado através da redução dos custos operacionais.


ESTUDO ARQUITETÔNICO

Com as informações do estudo de mercado e com a tecnologia própria no setor, a Gerccom orienta o arquiteto responsável para que o shopping center seja projetado racionalmente, segundo as expectativas do público alvo do empreendimento, utilizando soluções modernas que minimizem os custos de construção e operação, dentro dos critérios mundiais de qualidade, respeito ao consumidor e meio ambiente.


DEFINIÇÃO DO TENANT MIX

Este é sem dúvida o ponto mais importante do planejamento de um shopping center.

É através dele que determinamos a vocação comercial do negócio, que público consumidor vamos atender, e como fazê-lo.

O tenant mix do shopping center é planejado com base nos dados do estudo de mercado, a fim de oferecer ao público freqüentador o perfil de lojas, serviços e demais operações desejadas, visando também gerar uma circulação adequada entre todas as áreas do empreendimento.


VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA

Com as informações do mercado residual, dados físicos da área disponível, zoneamento e legislação local, é elaborado o estudo de viabilidade econômico financeira.

O estudo de viabilidade projeta para um período de 17 anos todo o comportamento do negócio, incluindo a fase pré-operacional com todos os custos para a implementação do empreendimento, e sua operação até o detalhe da projeção mensal de resultados.

Com todas estas informações e um conjunto de indicadores precisos como taxa interna de retorno, tempo de retorno do investimento, retorno médio do capital investido e outros, os empreendedores e investidores passam a possuir uma ferramenta que indica com clareza a rentabilidade e os riscos envolvidos no negócio.

O estudo de viabilidade econômica aliado a um rígido cronograma físico-financeiro, incluindo custos de construção e de operação, fontes de financiamento e previsão para lucro, asseguram ao empreendedor o retorno do seu investimento.


ESTRUTURAÇÃO JURÍDICA

O desenvolvimento correto do instrumental jurídico em conformidade com as necessidades de investidores, empreendedores e mercado, proporciona um bom relacionamento entre lojistas e gestores, minimiza custos e previne demandas de longo prazo.

Desenvolvemos em conjunto com o escritório de Advocacia contratada os seguintes trabalhos nessa área:

  • Elaboração da convenção de condomínio.
  • Elaboração da tabela de Coeficientes de Rateio de Despesas.
  • Elaboração da escritura de normas gerais regedoras das locações.
  • Elaboração do regimento interno.
  • Elaboração do estatuto da associação de lojistas.
  • Elaboração dos modelos de contrato de locação.
  • Elaboração dos modelos de contrato de cessão de direitos.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

Para o desenvolvimento do projeto e para que ele se transforme de papel em negócio rentável, a empresa atua em diversos pontos de extrema relevância para o sucesso do empreendimento:

  • Estabelecimento de plano estratégico de publicidade e ou de relações públicas para o lançamento e sustentação da fase de comercialização do projeto.
  • Desenvolvimento, junto ao empreendedor de Tabela de Comercialização (preços e condições).
  • Elaboração da estratégia de comercialização.
  • Estabelecimento do comitê de análise e aprovação de propostas de locação.
  • Acompanhamento do processo de comercialização do empreendimento, com participação no comitê de análise e aprovação.
  • Participação em todo o desenvolvimento, assessorando os empreendedores tanto comercialmente quanto em todos os aspectos de coordenação geral do empreendimento.

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