A sociedade pós-pandemia evidenciou, valorizou e acelerou ainda mais algumas tendências de ambientes de consumo, que já vinham sendo percebidos e implantados, ainda que de forma incipiente nos novos centros comerciais.

Dentre estas tendências podemos destacar o apelo pelo espaço a céu aberto, ar livre, visão do dia, iluminação natural, integração ao ambiente, ar puro.

A práxis da vida urbana na acessibilidade, proximidade, economia de tempo com menores deslocamentos de tráfego e a conveniência para as demandas do dia a dia também estão alinhados com este consumidor atual quer almeja mais qualidade de vida nas suas experiências de consumo.

Os empreendimentos de um mesmo conceito que recebem algumas variações de nomenclaturas (Strip Malls, Open Malls e Strip Center) preenchem estas atuais demandas apresentando como características principais arquitetônicas projetos horizontais, espaços abertos, valorização da arborização e paisagismo, praças com mobiliário que oferecem bem-estar e conforto.

Estes sites devem estar localizados em Vias expressas nos percursos casa\trabalho\casa, ter acesso fácil tanto para veículos como para pedestres, amplo estacionamento grátis, ser convidativo para caminhadas, bikes e pets.

Os seus ambientes internos devem prezar pelo conceito de agradabilidade, ou seja, um conjunto de elementos que visem o bem-estar e a comodidade, prorrogando o tempo de convivência do usuário, como mobiliário de design, oferta de luz nos ambientes cobertos, música ambiente, vasos, floreiras, paginação de pisos, ilhas de ambientes, oferta de conexão potente internet via WiFi grátis e fácil, carregadores para celulares e dispositivos, decoração com cores clean e leves, alguns elementos de artes.

Quanto ao seu Tenant Mix, deve ser preenchido por operações que atendam às demandas do cotidiano das pessoas com serviços, alimentação e conveniência, no conceito “One Stop Shop”. Identifica-se também a oportunidade em ter lojas de ponto de contato com o consumidor, estas operações poderão ser hub de distribuição e entrega, explorando a outra atual tendência “Omnichannel”.

Possuindo este conjunto de características citados, este Mall deve ser percebido fazendo parte da comunidade, sendo adotado por ela, que o terá como a sua praça, seu quintal, seu mercado.

Complementam esta percepção de pertencente a Comunidade, a realização no local de ações promocionais de eventos e lazer com esportes, saúde , crianças, terceira idade, artes, e música.

Este novo Mall também pode oferecer pontos de coleta para recicláveis da população primaria, ações de valorização do meio ambiente 9 mudas, arvores), férias de adoções de pets e Pet Parque. Tudo isso integrara ainda mais o Empreendimento a sua Comunidade e dará ainda mais motivos para o seu uso diário, conquistando o consumidor fiel e defensor da Marca\Espaço.

 

Escrito Por: Luiz Fernando
Tendências Malls
Open chat