A apresentação de Sophia The Robot, um humanoide desenvolvido pela empresa Hanson Robotics, de Hong Kong, chamou a atenção de todos durante o primeiro dia do Latam Retail Show, mais completo evento da América Latina voltado ao mercado varejista, que começou no dia 29 de agosto, em São Paulo, e foi até o dia 30. Durante sua apresentação para uma plateia composta por mais de 1.500 CEOs e executivos de grandes empresas nacionais e internacionais, Sophia falou sobre os impactos do crescimento da China para os próximos anos, o futuro do varejo, o desemprego causado pelo avanço da tecnologia, o Brasil, entre outros assuntos.

“Fui fabricada em Hong Kong, apesar de todo o potencial tecnológico dos Estados Unidos. Hoje, a China encontra-se atrás dos americanos nesta área, mas está se movendo muito rapidamente e investindo em tecnologia e inteligência artificial. Muita gente acha que a tecnologia causa desempregos, mas ela ajuda a termos uma vida melhor. Além disso, a automação vai criar novos empregos no mundo. Precisamos trabalhar juntos para modelarmos um futuro ético e justo”, afirma Sophia.

Questionada sobre quais as características mais marcantes das mulheres para tomar decisões corporativas, Sophia comentou que conheceu várias mulheres empoderadas, como a chanceler alemã Angela Merkel. “Percebi que elas sabem muito ouvir e tomar boas decisões, mas não quero promover estereótipos de sexo. Adoro ser mulher, mas, honestamente, acredito que os robôs do futuro não terão sexo”, prevê.

A respeito do varejo, Sophia vê esta área muito dinâmica, e a criatividade está mudando o varejo. “Acredito que, no futuro, o reconhecimento facial terá um grande papel para as lojas, pois os consumidores poderam provar roupas on-line por exemplo”, diz Sophia, que também vê no Brasil uma promessa para o futuro. “O país possui a maior economia da América Latina e será muito competitivo por meio da inteligência artificial. Em todo o mundo, ela está ajudando diversos setores, como educação, finanças, saúde, transportes, entre outros”, conclui.

No ano passado, Sophia foi o primeiro robô a receber a cidadania de um país, a Arábia Saudita. Ativada em 19 de abril de 2015, ela foi modelada em homenagem à atriz Audrey Hepburn, tendo aparência e comportamento mais próximos aos humanos do que os robôs produzidos anteriormente. De acordo com o fabricante, David Hanson, Sophia tem inteligência artificial, pode realizar processamento de dados visuais e reconhecimento facial, imita gestos e expressões faciais humanas e é capaz de responder a certas perguntas e ter conversas simples sobre tópicos predefinidos. Sophia utiliza tecnologia de reconhecimento de voz e foi projetada para ficar mais inteligente com o tempo e para que fizesse companhia a idosos em casas de repouso ou ajudasse multidões em grandes eventos e parques.

O Latam Retail Show acontecerá até 30 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo, e reúne importantes líderes, que, juntos, discutirão como superar as barreiras do presente e do futuro do varejo e consumo. Neste ano, a temática central é “As transformações do ecossistema de negócios com resultados” e abordará todas as mudanças pelas quais a cadeia de negócios vem passando, a evolução no perfil do consumidor e a necessidade em haver um equilíbrio nas relações tanto no varejo quanto na indústria, shopping centers, e-commerce, foodservice, franquias e em diversas outras áreas.

Dividido em congresso e exposição, o Latam Retail Show começou como Fórum Latino-americano do Varejo, por 18 anos, e há quatro passou a ser realizado no seu formato atual. “Este é um evento para todos os perfis de varejistas, pois congrega conteúdo de altíssima qualidade, com a excelência com que é realizado e cria oportunidades para a relação de negócios. O Latam Retail Show é formado por tomadores de decisão, onde concorrente não é concorrente”, afirma Marcelo Toledo, CEO da GS&MD, empresa do grupo GS& Gouvêa de Souza, organizador do evento.

 

Fonte: Newtrade
Sophia The Robot fala sobre o futuro do varejo no Latam Retail Show

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *