A varejista global de foodservice McDonald’s é a marca de fast food mais valiosa do mundo, de acordo com o ranking das 100 Marcas Globais Mais Valiosas da lista do BrandZ de 2019, divulgado neste mês pela WPP e Kantar na Bolsa de Valores de Nova York.

O BrandZ é o único ranking de avaliação de marcas que combina a análise do desempenho financeiro das empresas com as opiniões de milhões de consumidores pesquisados em mais de 50 mercados em todo o mundo.

A capacidade do McDonald’s de explorar tendências como a crescente demanda por alimentos e embalagens mais saudáveis e que são melhores para o planeta, ajudou a marca a crescer 3% se mantendo no número 1 no ranking, com um valor de marca de US$ 130,4 bilhões.

Muitas de suas lojas agora oferecem aos clientes a opção de fazer pedidos no balcão, em um quiosque ou por meio de um aplicativo, e coletar o pedido em uma janela ou tê-lo entregue na mesa. Esse foco incansável na experiência do cliente também levou o McDonald’s a adquirir uma startup de inteligência artificial.

A Domino’s Pizza (nº 5 no ranking de fast food, avaliada em US$ 9,6 bilhões) e a Chipotle (nº 9, US$ 6,2 bilhões) também digitalizaram sua experiência com a IA.

A primeira recompensa os clientes com pontos de fidelidade quando enviam fotos de smartphones que seu aplicativo reconhece como pizza e planeja permitir pedidos de carros conectados.

A Chipotle permite que as pessoas façam pedidos antecipadamente (online ou via celular) e terem suas refeições esperando em um drive-thru da sua escolha.

Ela também tentou recuperar sua credibilidade fresca e saudável em uma campanha chamada “For Real”, que enfatizava ingredientes frescos.

A pesquisa do BrandZ mostra que esses desenvolvimentos ajudaram a churrascaria mexicana a ser vista pelos consumidores como desejável, aventureira, rebelde e, em última instância, diferente.

“O poder passou dos varejistas para as pessoas que compram. Os compradores não se importam com os canais, eles se preocupam com conexões, opções e conveniência. Para competir na corrida de hoje, os varejistas estão investindo em tecnologia que melhora a experiência do cliente, além de se concentrar em oferecer algo especial que garanta que eles se destaquem”, diz David Roth, CEO da The Store WPP para Europa, Oriente Médio e África e presidente da BrandZ.

Muitas marcas no ranking se beneficiaram do crescimento na China. Starbucks (nº 2, US$ 45,9 bilhões), KFC (nº 3, US$ 17,2 bilhões), Pizza Hut (nº 6, US$ 7,6 bilhões) e Taco Bell (nº 10, US $ 6,2 bilhões), por exemplo, estão crescendo em lojas e receitas em na China.

A personalização de menus para incluir uma combinação de opções ocidentais e chinesas e opções de entrega expandidas (como a parceria da Starbucks com a Alibaba) está ajudando nessa expansão.

Graham Staplehurst, diretor de estratégia global da BrandZ, Kantar, diz que os varejistas de fast food responderam ao desejo dos consumidores por opções de alimentos mais saudáveis e novas maneiras de comprar, como entregar em casa ou comer fora.

“Reconhecendo as oportunidades de crescimento na China, as marcas também estão investindo na adaptação de suas ofertas para atender às necessidades desse mercado e estão colhendo as recompensas como resultado.”

 

Fonte: Newtrade
McDonald’s é a marca de fast food mais valiosa do mundo