O Procon de São Paulo notificou no dia (8/01), a rede varejista Magazine Luiza (MGLU3) a dar esclarecimentos sobre a promoção de cupons de desconto divulgada no dia (7/01).
A repercussão da iniciativa movimentou as redes sociais e usuários começaram a acusar a varejista de fazer propaganda enganosa. As hashtags #FraudeMagalu e #MagaluCaloteira ficaram entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil.
De acordo com o Procon, a empresa deverá informar a quantidade de cupons disponibilizados e comprovar a respectiva utilização – identificando o consumidor, o produto adquirido, valor e local do país que a compra foi feita.
Além disso, o órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, solicita esclarecimentos sobre os produtos envolvidos na campanha e a forma de comercialização, divulgação e as providências adotadas pela equipe da empresa diante da indisponibilidade do sistema para conclusão da compra.
O Procon ainda pede uma cópia integral do regulamento da promoção e os documentos que comprovem os mecanismos utilizados para informar as regras de utilização dos cupons – prazos, termos e condições da campanha.
A promoção “OutletMagalu” distribuiu 50 cupons com desconto de R$1000,00 cada nas compras feitas no super app da Magalu, a partir de R$1001,00, em produtos vendidos e entregues pelo Magazine Luiza.
Segundo a conta da Magalu no Twitter, o cupom não incluía frete e serviço e só poderia ser utilizado uma vez por CPF em apenas uma compra.
Horas depois de anunciar que os 50 iniciais haviam esgotados, a empresa liberou mais 500 cupons promocionais seguindo as mesmas regras, mas os usuários continuaram reclamando da instabilidade do aplicativo e os contantes erros que aconteciam ao digitar o código.

O Magalu enviou o seguinte posicionamento à imprensa:

“Em 7 de janeiro, o Magazine Luiza realizou, em seu perfil no Twitter, a ação #OutletMagalu. Inicialmente, a ação, de acordo com regras anunciadas em um post na rede social, anunciava a oferta de 50 cupons de desconto de 1 000 reais aos primeiros clientes que finalizassem a compra no Super App da companhia. Cada CPF poderia usar um único cupom. A ação era válida para todo o Brasil.
Conforme anunciado, os 50 cupons foram oferecidos na tarde de ontem. O número de participantes que entraram no app para participar da ação foi enorme. Com isso, os 50 cupons se esgotaram em instantes.
Assim que as manifestações de clientes por não terem conseguido os cupons disponíveis começaram na rede social, o Magalu decidiu – e divulgou em seu perfil– que distribuiria mais 500 cupons de desconto de 1 000 reais nas mesmas condições. A empresa, portanto, em respeito a seus clientes, decidiu multiplicar a ação por 10, mantendo todas as condições e regras iniciais. Essa nova leva de cupons também se esgotou rapidamente.
Em linha com a postura de respeito adotada pelo Magalu ao longo de sua história, todos os prenomes, cidades de origem e produtos adquiridos pelos clientes que usaram os cupons oferecidos foram publicados no perfil da empresa no Twitter. Isso ocorreu ainda na noite de ontem, logo após o final da ação. Foram oferecidos e utilizados 567 cupons de desconto para todos os produtos vendidos e entregues pelo Magalu, adquiridos por usuários do app localizados em 280 cidades do país. Os preços finais dos itens comprados, já com o desconto, também foram divulgados.
Todos esses dados, já tornados públicos pela empresa, serão devidamente apresentados ao Procon de São Paulo. O Magalu construiu sua reputação cumprindo as promessas que faz a seus clientes. Desta vez, não foi diferente.”

 

Fonte: Newtrade
Magazine Luiza é notificado pelo Procon por promoção com cupom de R$ 1.000
Open chat