Companhia já investiu mais de R$ 100 milhões e avalia bar próprio de outras marcas em áreas comerciais
A Heineken começou seu projeto de bar-conceito em aeroportos no Brasil em 2015, mas agora o Living HNK ganhou corpo e celeridade. Já são 19 unidades no país e a companhia vai abrir outras cinco cidades neste ano – Porto Alegre, Foz do Iguaçu, Fortaleza, Recife e Goiânia -, e fez uma recente inauguração do novo ponto no aeroporto de Guarulhos, uma mega unidade de 3 mil m2 (o que costuma ser a área inteira de praças de alimentação).
Os bares/restaurantes são uma sociedade da Heineken com o grupo operador FIT e ambos entram com investimento. Somente na unidade de Guarulhos, as companhias investiram juntas R$ 42 milhões – até agora, o investimento total na rede de lojas havia sido de R$ 77 milhões.
No aeroporto de maior fluxo de passageiros do país (e também o mais caro), a Heineken incluiu uma área vip para convidados e o chope a R$ 25,90 no que define como seu maior centro de experiência das marcas do portfólio. A cervejaria já tinha uma unidade de menor porte em Guarulhos.
“O projeto levou um tempo para ser escalável e, muito mais que volume de venda, o que a gente busca é elevar o nível de experiência do consumidor com a marca. Aeroporto sempre foi um canal importante, mas faltava aquele impacto qualitativo”, diz Ricardo Piccoli, diretor de canais especiais e trade da Heineken no Brasil. “É um perfil de consumo interessante, diferente do bar comum onde todos vão em busca de entretenimento. Ali está quem vai começar uma viagem de férias, quem está voltando para a casa, se mudando de cidade, voltando sozinho de uma reunião de trabalho, um lugar de memórias onde a interação com a marca, com uma equipe treinada, vai compor essa lembrança.”
A Heineken considera levar o modelo de unidades conceito para fora dos aeroportos e como explorar as lojas com outras marcas do portfólio, como Amstel, Eisenbahn, Baden Baden ou Blue Moon. “Ainda que tenha muito a crescer nos aeroportos – Congonhas, por exemplo, ainda não estamos -, estamos estudando novos modelos que tenham afinidade com a proposta de outras marcas também”, diz Piccoli.
Além da parceria com a Heineken, o Grupo FIT opera outros restaurantes e marcas, como Bar Aurora, Dino Restaurante, o japonês Rokkon, o bar conceito da cervejaria asiática Tiger e a casa noturna Amata.