O setor de alimentação fora do lar se manteve em crescimento mesmo durante o período em que a crise econômica afetou o comportamento de consumo de grande parte dos brasileiros. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), o
Redução na taxa do cartão de débito beneficia pequeno varejista
Anunciada pelo Banco Central na segunda-feira, 26, a medida que reduz tarifas de operações com cartão de débito deve estimular o uso dos cartões e favorecer sobretudo pequenos varejistas, que hoje lidam com custos mais elevados. O Banco Central atuou
PESQUISA CONTRARIA SENSO COMUM E DIZ QUE HOMENS SÃO MAIS CONSUMISTAS
Pesquisa aponta que os homens são mais emocionais na compra do que as mulheres e também recorrem menos a análise de preço. Elas têm costumes mais sóbrios na hora de comprar. Saiba mais Uma pesquisa revelou que 42% dos homens
DIA DAS MÃES SERÁ O MELHOR EM 5 ANOS PARA O COMÉRCIO
Varejo deve crescer 6,1%, segundo CNC. Se concretizado, será o melhor resultado para o setor desde o dia das mães de 2013 A preparação para o dia 13 de maio já começou com otimismo. Para o comércio, este deve ser
Dia das Mães deve ser o melhor em 5 anos e movimentar R$ 9,4 bi
O desempenho do Dia das Mães deste ano deve ser o melhor desde 2013 especialmente por causa da inflação baixa. Tida como o Natal do primeiro semestre pela forte importância nas vendas do varejo, a data deve movimentar R$ 9,4
Varejo 5D – Além da Realidade Virtual e Realidade Aumentada nas lojas e malls
São infindáveis as possibilidades geradas pela incorporação de RV (Realidade Virtual) e RA (Realidade Aumentada) ao ambiente de consumo e varejo, criando novas e instigantes perspectivas para o futuro desses setores. A perspectiva de reunir as alternativas 3D, cada vez
Dicas do Google para vender mais no Dia das Mães
O Dia das Mães está se transformando na data mais importante do varejo no primeiro semestre. Neste ano, as vendas tendem a ser melhores do que as do ano passado, estimuladas pela queda nos juros e pelo aumento da renda
O RELACIONAMENTO COM AS NOVAS GERAÇÕES DEPENDE DA OMNICANALIDADE
“A forma de manter novas gerações mais próximas é oferecer soluções omnichannel. É o consumidor quem decide qual o canal o deixa mais confortável” Entender o comportamento do consumidor é uma questão de sobrevivência para as empresas. Quem já entendeu
C&A anuncia nova loja online para 11 países da Europa
A C&A anunciou uma nova loja online na Europa. Com o objetivo de aumentar suas atividades no comércio eletrônico, a marca está agora disponível em 11 novos países totalizando sua presença em 20 nações do continente, incluindo Portugal, Croácia, Romênia,
Por que robôs estão ‘passeando’ pelos corredores do Walmart
e você visitar uma unidade do Walmart nos Estados Unidos, pode ser que esbarre com uma figura bastante curiosa nos corredores: um robô. A gigante do varejo tem realizado testes em 50 lojas em quatro estados do país, incluindo Arkansas
Varejistas globais retomam planos para expansão no Brasil
Passamos os últimos 3 anos no limbo dos varejistas globais, mas, recentemente, temos visto notícias promissoras e tudo indica que receberemos, nos próximos anos, uma nova leva de marcas internacionais ingressando no Brasil. Esta semana, a BK Brasil, que já
QUAL É O FUTURO DO VAREJO TRADICIONAL?
As redes de varejo que nos acompanham há décadas podem triunfar na era digital. O Shoptalk 2018 debateu quais os caminhos possíveis Os varejistas que ajudaram a escrever as regras do negócio estão diante de um desafio formidável: permanecer relevantes
SUA PIZZA SERÁ ENTREGUE COM UM CARRO SEM MOTORISTA
Conheça a Udely, a van que faz entregas sem depender do motorista. É a disrupção chegando onde motoboy nenhum jamais sonhou A Udely foi lançada há 60 dias. Trata-se de um veículo autônomo criado especificamente para fazer entregas em distâncias
3 MARCAS QUE MELHOR USARAM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ATÉ HOJE
Conheça os 3 cases de varejo internacional que melhor usaram Inteligência Artificial até hoje. E é bom lembrar que essa tendência começou ontem As promessas da Inteligência Artificial voltaram-se para a resolução de diversos pontos de atrito existentes na cadeia
COMO FALAR COM A GERAÇÃO Z SEM USAR EMOJIS? :)
Conheça as melhores práticas de marcas que ousaram se comunicar de um jeito inovador com a Geração Z e os Millennials. E não precisa usar emojis 🙂 Não importa a geração, as pessoas estão sempre à procura de marcas que
Oito dicas de segurança para o seu comércio durante a Páscoa
Com a proximidade da Páscoa, os estabelecimentos tendem a receber um fluxo maior de pessoas. Segundo a Associação Paulista de Supermercados (APAS), por exemplo, as vendas de ovos de chocolate devem crescer de 4% a 5% em 2018, o que
Subway lança novo conceito de lojas
Atento às mudanças do perfil do consumidor, a norte-americana Subway anunciou mudanças na operação global. De alterações estéticas nos restaurantes a digitalização dos processos de compra, o objetivo é aumentar a eficiência dentro do ponto de venda e se conectar
Movimento do comércio sobe 3,4% no acumulado em 12 meses
O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 3,4% no acumulado em 12 meses (março de 2017 até fevereiro de 2018 frente ao mesmo período do ano anterior), de acordo
Saiba as principais tendências para o varejo no futuro
Ocorreu no dia 7 de março, o Red Insights, um evento Pós NRF 2018: Retail’s Big Show. O encontro organizado pela Red Lemon Agency, agência de comunicação, field marketing e promo&live do Grupo NVH, foi um sucesso. A palestra foi
AS LIÇÕES DO PINTEREST E DA FRESH DIRECT PARA O VAREJO ONLINE
O que o Pinterest e a Fresh Direct têm em comum? O Shoptalk 2018 deu algumas pistas, mas os consumidores é que respondem Ben Silbermann, Co-fundador e CEO do Pinterest, falou no Shoptalk 2018 sobre como a característica da rede
Aplicativo ameaça crianças de morte e deixa pais preocupados
Usuários do SimSimi, que responde perguntas com uso de inteligência artificial, reportam comportamento agressivo do aplicativo Tem circulado nos grupos de mães um alerta quanto ao aplicativo SimSimi, que se beneficia da inteligência artificial para responder diversas perguntas dos usuários.
MENSAGEM PARA VOCÊ: TEM ROBÔS QUERENDO VENDER DE TUDO
Chatbots acoplados a aplicativos de mensagem podem trazer mais vendas. O recado veio do Shoptalk 2018. Veja como isso funciona O fenômeno é global: consumidores ficam mais tempo em aplicativos de mensagem, o que motiva marcas globais e varejistas dos
4 STARTUPS QUE DEVEM MUDAR A CARA DO VAREJO GLOBAL
O Shoptalk 2018 segue fiel à tradição de divulgar startups que podem mudar a face do varejo. NOVAREJO está no evento e apresenta quatro dessas empresas Desde a primeira edição, em 2016, o Shoptalk procurou trazer startups com novos modelos
O VAREJO FÍSICO ESTÁ DE VOLTA, E CADA VEZ MAIS DIGITAL
As notícias da morte do varejo físico foram exageradas. As novas lojas embarcam tecnologia digital e geram valor para os clientes. Elas estão de volta Consumidores estão procurando por novas alternativas e estimulando os varejistas a atendê-los. Além da migração
A VISÃO DO FACEBOOK SOBRE AS NOVAS FRONTEIRAS DA MOBILIDADE
Shoptalk 2018 enfatiza a força da mobilidade como vetor de mudança e inovação disruptiva no varejo. Veja o cenário na visão do Facebook Há 10 anos, o surgimento do iPhone abriu caminho para a expansão acelerada de novas experiências e
FRANQUIAS DE ALIMENTAÇÃO SE DESTACAM E FECHAM 2017 EM ALTA
O segmento despontou no setor de franquias e a expectativa para 2018 é boa, acompanhando a melhora dos índices macroeconômicos Maior em faturamento e um dos mais consolidados do sistema de franquias, o segmento de alimentação apresentou crescimento de 6%
DECORA, STARTUP BRASILEIRA FOCADA NO VAREJO, É VENDIDA POR US$ 100 MILHÕES
Startup brasileira de realidade aumentada e virtual, a Decora foi vendida para uma empresa americana de mídia por US$ 100 milhões A Decora, startup brasileira que desenvolve tecnologias de realidade aumentada, 3-D, ambiente 360 graus e realidade virtual, foi vendida
COMO O OMNICHANNEL VAI TRANSFORMAR O VAREJO FÍSICO DA FORMA COMO O CONHECEMOS
A tendência omnichannel promete testar a inventividade do varejo físico, que precisará atrair um consumidor cada vez mais exigente O varejo físico vive o fim das lojas da maneira como conhecemos. Ao contrário do que algumas teorias sugerem, elas não
Número de empregadas de lojas não contam para shopping construir creche, diz TST
Por não serem empregadas diretas de um shopping center, as funcionárias de lojas e restaurantes não entram na conta que determina se uma empresa deve construir uma creche. A decisão é da 8ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, que
NATURA ESTIMA DOBRAR NÚMERO DE CONSULTORAS ‘DIGITALIZADAS’ EM 2018
Estratégia faz parte da transformação digital da Natura, que quer ter, até o final deste ano, maioria das revendedoras vendendo produtos nas plataformas digitais da empresa Ao divulgar em uma teleconferência o balanço anual de 2017, a Natura apresentou um
O WAZE FAZ MAIS DO QUE LEVÁ-LO A UM DESTINO ESPECÍFICO
Em entrevista exclusiva à Consumidor Moderno, executivos do Waze contam sobre parcerias que podem beneficiar consumidores, pequenos negócios e grandes empresas Você é uma das pessoas que usam o aplicativo Waze ao longo do dia? Mesmo que a resposta seja
3 lições que Steve Jobs aprendeu sobre promover uma marca
Em 1986, Steve Jobs conheceu o designer gráfico Paul Rand, responsável pelas marcas IBM, UPS e Westinghouse. Depois de ter sido expulso da Apple, Jobs pediu a Rand para criar um logotipo para sua nova empresa, a Next Inc. O
Kantar: processo de compra é cada vez mais interativo e inteligente
A Kantar Worldpanel, líder mundial em painéis de consumo, apresenta um novo estudo realizado para a Associação Brasileira de Supermercados e divulgado durante a 52ª Convenção ABRAS. O evento traz dados do setor supermercadista do País e aponta hábitos e
Varejo inicia março com alta de 5,1% nas vendas em SP, segundo ACSP
O movimento de vendas do varejo da capital paulista subiu em média 5,1% na primeira quinzena de março em comparação com o mesmo período do ano passado. O destaque foi das vendas a prazo, que cresceram 10,1%, enquanto as comercializações
‘Olhar com a visão do cliente é minha maior contribuição’
Com 20 anos de casa, Christopher Podgorski assumiu em agosto último o comando da Scania América Latina. Primeiro brasileiro a ocupar o cargo, em sua trajetória na companhia passou por vários cargos executivos, inclusive no exterior, a maior parte em
Falar pessoalmente é 34 vezes mais eficiente do que enviar um e-mail, diz estudo
“Olhos nos olhos/ Quero ver o que você diz”, cantava Chico Buarque nos anos 70 sobre a mulher abandonada pelo parceiro. Décadas depois, quem diria, a ciência revela que esse ato ultrapassa o mero “discutir a relação”: estudo conjunto das
Hirota Food Express receberá Prêmio Lide de Inovação
O Hirota Food Express foi eleito modelo de negócio inovador e receberá o Prêmio Lide de Inovação 2018. A rede de lojas express trouxe a São Paulo o conceito das konbinis japonesas, com conveniência, serviços e alimentação. O prêmio vai
Setor supermercadista fatura R$ 353,2 bilhões em 2017
O setor supermercadista brasileiro registrou faturamento de R$ 353,2 bilhões em 2017, um crescimento nominal de 4,3% na comparação com 2016 (crescimento de 0,8% deflacionado), de acordo com a 41ª edição da Pesquisa Ranking ABRAS/Superhiper, elaborada pelo Departamento de Economia
O varejo cresce mais do que o esperado
As vendas de super e hipermercados, de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação e de outros artigos de uso pessoal e doméstico se destacaram nos números de janeiro de 2018 do comércio varejista restrito, cujo volume de vendas
Loja do futuro é só tecnologia?
Muita gente viu o lançamento da loja Amazon.GO, onde se é possível entrar, pegar os produtos que você deseja e sair sem passar por um caixa. A ideia é bastante revolucionária e nos leva a crer que esse será o
Como resolver tensões de equipe para melhorar os resultados?
Durante o meu intenso trabalho com empresas – incluindo, recentemente, uma companhia multibilionária baseada na Europa da área de vida e ciências materiais – para melhorar o desempenho de suas equipes de projetos de inovação, observei duas tensões fundamentais que
Starbucks Brasil é vendida para fundo de investimento
De acordo com a Starbucks, “o fundo de investimentos SouthRock planeja impulsionar o crescimento de longo prazo no país” São Paulo – A operação brasileira da Starbucks mudou de mãos. O fundo de investimentos SouthRock adquiriu o direito de
Casino vai exportar modelo ‘atacarejo’ brasileiro para a África
O grupo francês Casino, controlador do Grupo Pão de Açúcar, vai exportar para a África o modelo de negócio conhecido como “atacarejo”. A decisão vem depois da experiência no Brasil, onde o grupo detém a bandeira Assaí. A primeira loja
Loja de departamentos Kiabi, dos donos da Decathlon, inicia operação no País
Depois de três anos de estudos de mercado, a rede francesa Kiabi, que pertence à família Mulliez – que também é dona das redes Leroy Merlin, de materiais para construção, e Decathlon, de artigos esportivos – vai iniciar sua operação
Famílias retomam hábitos de consumo da fase pré-crise
Aos poucos, as famílias brasileiras começam a retomar alguns hábitos de consumo adquiridos nos tempos de bonança da economia. Depois da longa recessão econômica que fez os consumidores cortarem ou substituírem produtos no dia a dia, a lista de compras
Síndrome do impostor ataca novos líderes
Gerente contábil fiscal da distribuidora de material de construção ConstruJá, Lilian Leiko Yoshida diz que em pelo menos três períodos da carreira, iniciada há 33 anos, teve sentimentos relacionados à síndrome do impostor. “É muito ruim, mexe com o ego,
A inteligência artificial é muito mais perigosa do que as armas nucleares, diz Elon Musk
Ele estava de bom humor. Entrou dançando. Riu. Fez piada e saiu cantando. E com chapéu de caubói. Elon Musk fez outra aparição no SXSW neste domingo (11/03). Mais uma vez em grande estilo. Depois de ter uma breve participação
Consumidores optam por atacarejo e mercadinhos
A retomada econômica marca a volta do brasileiro às compras – mas, desta vez, não nos hipermercados. Segundo pesquisa da consultoria Nielsen, as 10 milhões de famílias que conseguiram superar a crise têm preferido encher os carrinhos nos canais de
Grupo Boticário compra Vult Cosmética
O Grupo Boticário anunciou nesta sexta-feira a compra da empresa brasileira Vult Cosmética, dando sequência a sua estratégia de aumentar o seu alcance no mercado brasileiro de beleza, mas não divulgou detalhes financeiros sobre a operação. A Vult está no
VAREJO DEVE TER MELHOR PÁSCOA DESDE 2013
Projeção da CNC diz que redução significativa no preço do chocolate é um dos fatores principais para impulsionar as vendas na Páscoa A Páscoa, feriado tão aguardado pelos lojistas, deve ter seu melhor resultado em vendas nos últimos cinco anos.