As redes de fast-food têm buscado conquistar mais clientes e expandir seus negócios. Para isso, têm inovado em novos modelos de loja, cardápios e até na decoração das unidades. Tem rede com loja “pé na areia” e unidades com arquibancada; outra estuda ter franquia com estrutura “desmontável” para shows e jogos de futebol, e uma terceira foca em lojas de rua para popularizar a marca no Brasil.
- Fazer parcerias com outras marcas também é um movimento forte no mercado.
“Muitas redes de franquias fazem parcerias com outras marcas. Este é um co-branding que está forte no mercado e fortalece as empresas envolvidas”, afirma Adriana Auriemo, vice-presidente da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Ela e Natalia Sirobaba, consultora de negócios do Sebrae-SP, falam sobre tendências do segmento, no final deste texto
Bob’s tem lojas com arquibancada
- O Bob’s foi fundado em 1952, no Rio. Em 1984, a rede começou sua expansão por meio de franquias. Hoje, são mais de mil pontos de venda, entre lojas de rua, lojas “food court” (voltadas para shopping, aeroportos, etc.), drive-thrus, store in store (loja dentro de outra loja) e quiosques, em 250 municípios.
- A rede está entre as 50 maiores redes de franquias do país, de acordo com o ranking da ABF, divulgado em fevereiro. Está na 19ª posição
“O diferencial da marca está em modelos de negócio versáteis, adaptando-os para a abertura de pontos em locais diferenciados, como postos de combustíveis, aeroportos, redes atacarejos e outros.”
– Fabiano Lima, diretor de expansão do Bob’s
- Tem loja em um boliche, inaugurada em 2023 em Vassouras (RJ).
Também tem outra dentro do parque aquático Pratagy Acqua Park, em Maceió (AL), e até uma loja “pé na areia” em Morro de São Paulo (BA).
- A marca busca levar experiência ao cliente, como lojas com ambientes “instagramáveis” e cores vibrantes e até arquibancada.
O Bob’s Conecta também traz novidades tecnológicas, como os “lockers contactless”, onde o cliente faz a retirada dos pedidos sem contato com os funcionários da loja.
“Estamos sempre atentos à inovação e aos diferentes formatos de consumo, como a experiência em loja e por delivery. O Bob’s tem investido em transformação digital com foco na experiência do cliente em todas as suas possibilidades de interação com a marca”
– Fabiano Lima, diretor de expansão do Bob’s