Temos como entendimento sobre a Inteligência Competitiva é uma forma proativa de captar e organizar informações relevantes sobre o comportamento da concorrência, mas também dos clientes e do mercado como um todo, analisado tendências e cenários, e permitindo um melhor processo de tomada de decisão no curto e longo prazo. Realizar oorçamento de Inteligência Competitiva é se destacar no mercado e procurar se antecipar em relação as tendências ou detectar oportunidades de melhorar a experiência de seus clientes. Nessas opções, a Inteligência de Mercado, que é capacidade de cruzar dados e transformá-los em informação, é absolutamente fundamental para uma empresa.

Como entender o orçamento de Inteligência Competitiva?

De uma maneira mais simples de entender, o orçamento de Inteligência Competitiva significa modificar dados brutos (sobre mercados, concorrentes e comportamento de consumo) em informação relevante para as empresas. É um termo que ganha mais espaço dentro do cenário dos negócios. A grande importância de realizar o orçamento de Inteligência Competitiva é obter uma análise do ambiente e a percepção dos cenários, que também ajuda a evitar ameaças, identifica oportunidades com intuito de agir e não apenas reagir. Porém, o grande desafio desse trabalho é detectar tendências e associá-las aos objetivos dos clientes para conseguir promover a sua marca, seus produtos ou seus serviços.

Estudos apontam que nas últimas duas décadas foram criados conceitos de armazenamento de (data warehouse), mineração de dados (data mining), CRM (customer relationship management) e outros visando a obtenção, extração e análise de dados. Todos estes conceitos, de uma forma ou de outra, são focados quase que exclusivamente no tratamento ao cliente. Entretanto, o conhecimento dos concorrentes e do ambiente externo também é fundamental para o negócio e necessita ser mapeado, analisado e tratado. Esta é a base do orçamento da Inteligência Competitiva: obter informações e utilizá-la de forma adequada para produzir um diferencial estratégico.

A grande ideia é sempre observar o mercado para aplicar tudo de modo que possa identificar oportunidades importantes a serem exploradas, além de também ter condições de antecipar tendências. Com o orçamento da Inteligência Competitiva, um empresário, por exemplo, poderá sair de uma lógica baseada em apenas reagir quando algo acontece e seguir para uma lógica que sempre procura agir antes que algo, dando um passo à frente!

Fonte: Blog Informa Brasil

….

Recomendado por Edilson Mota de Oliveira
Você cuida do orçamento de Inteligência Competitiva?
Classificado como:    
Open chat