Em tempos de quarentena, muitas pessoas estão realizando compras de mantimentos mais robustas, para evitarem idas constantes ao mercado. Sem um estratégia e experiência nisso, podem surgir dúvidas: qual a quantidade que devo comprar para durar um mês, evitando desperdício e também o esvaziamento desnecessário dos supermercados?

Segundo levantamento da IZIO, uma das startups do Cubo Itaú, a maioria dos jovens adultos compram pontualmente itens que precisam, sem saber o que é necessário para um período mais longo. Por isso, ela cruzou dados de consumo e criou uma tabela para auxiliar nessa tarefa, com o objetivo de uma #compraconsciente.

“Com essa situação do Brasil, nos deparamos com notícias de pessoas no supermercado comprando 50 litros de leite para consumo caseiro, e isso não é necessário. Vimos histórias de pessoas estocando muita comida sem necessidade, pois a própria APAS (Associação Paulista de Supermercados) tranquilizou o público informando que teríamos supermercados com reposição, e não havia motivo para super estocagem”, diz Luana Souza, Head de Marketing da empresa. Diante desse cenário, a IZIO criou uma tabela para dar suporte aos consumidores sobre a quantidade de coisas a se comprar para se manter por longos períodos. Com três tipos de público – solteiros, casal e casal com criança – a iniciativa tem o objetivo de orientar a população para essa tarefa, e pode ser acessada aqui

“É muito importante que o ecossistema de empreendedorismo crie alternativas para fortalecer todo o setor, como a sociedade de uma forma geral. As empresas de tecnologias têm o perfil de pensar de forma rápida e apresentar uma solução para algum problema atual. Esse é o caso das startups do Cubo Itaú e do ecossistema de uma maneira geral, que estão usando suas expertises para ajudar neste momento”, afirma Renata Zanuto, co-head do Cubo Itaú.

 

Fonte: Newtrade
Startup cria lista para compras de supermercado para evitar desperdício