Em 29 de janeiro, a Riachuelo inaugurou seu primeiro Espaço Online, no Shopping Eldorado, em São Paulo. Antes direcionada apenas para o público feminino e infantil, a loja passa a integrar a operação on e off da companhia, disponibilizando pontos digitais onde será possível comprar todo o mix da marca, incluindo moda casa, com frete grátis.
Para Alexandre van Beeck, sócio-diretor da GS&Consult, que tem experiência em consultoria e planejamento de lojas e projetos omnichannel, como a loja integrada do Pontofrio e da Onofre, “este talvez seja o movimento mais visível que a Riachuelo faz para atender o Novo Consumidor. A empresa, que já automatizou toda sua operação logística e deu um salto em produtividade e eficiência operacional das sua lojas, consegue, a partir dessa nova proposta, uma atuação mais moderna e inteligente”.
De acordo com Elio França e Silva, diretor corporativo de marketing da Riachuelo, o espaço integra o plano de digitalização das lojas da companhia. “Trabalhamos com o cliente como parte central dos nossos projetos, por isso nos dedicamos em um plano de ação que irá proporcionar uma experiência de compra cada vez melhor, independente do canal”, afirmou.
A loja do Shopping Eldorado foi remodelada. Foram instaladas uma vitrine digital que convida o cliente a conhecer o novo espaço dentro da loja, telas que mostram todas as facilidades e possibilidades de compra dentro do mix completo. O mobiliário e a comunicação visual também passaram por um retrofit.
Desde 2017, a Riachuelo foca seus investimentos na completa integração dos canais online e físicos. Em outras lojas da rede, como no caso da unidade da Paulista, há opção de pagamento no provador, autosserviço para retirada de produtos em loja por meio de lockers, no qual os consumidores recebem um QRCode para desbloquear a porta do armário e retirar a compra e também o autoatendimento para compra via tablet ou totem. “Temos muitas iniciativas em andamento e em fase de teste que irão mudar a forma de consumo em nossas lojas, sempre em linha com o nosso propósito de facilitar o acesso à moda”, completou Paulo Henrique Farroco, diretor de tecnologia da Riachuelo.
“Com todas as iniciativas de integração de canais e novidades sendo testadas, a empresa segue o caminho de outros grandes varejistas como Magazine Luiza e Via Varejo. Eles assim ajudam a amadurecer o mercado brasileiro. Nossa experiência em projetos dessa natureza mostra que um dos grandes desafios é conseguir expandir as iniciativas, com a cobertura de lojas que uma operação como a Riachuelo exige”, completou van Beeck.