Amigos , constantemente tenho sido perguntado sobre o que fazer nessas situações que o mercado propôs nos últimos anos , não só pela crise como pelo sobreposição de projetos.
Antigamente os Shoppings, mesmo os de rede, tinham toda sua força de gestão e expertise na linha de frente , com equipes muito bem remuneradas e com muita autonomia de trabalho. Lógico que o mercado mudou as redes cresceram e surgiram outras, porém , a “pasteurização “ da gestão concentrando todos os poderes e decisões na holding , se por um lado trouce economia de custos e uniformização de procedimentos , que acho super válidos em shoppings em “velocidade de cruzeiro” me parecem prejudicar a performance e melhorias em shoppings que estão deficitários, seja pela sobreposição que houve no mercado, seja pelo cenário econômico ou mesmo por desgaste de imagem ao longo doas anos onde não houve gestão profissional.
O trabalho neste formato deixa a gestão local ou na linha de frente com pouquíssima autonomia , as decisões são centralizadas e morosas e muitas vezes sem entender a “temperatura” e a necessidade específica do local.
Não precisamos voltar no tempo óbvio mas nos casos dos shoppings deficitários há que se pensar num outro tratamento,que se não vão por si resolver todos os problemas,certamente aumentará a velocidade da solução.
Na minha opinião os Empreendedores tem que analisar e tratar cada um de seus empreendimentos com soluções factíveis ao seu mercado e momento de cada um , é como criar os nossos filhos ,passamos o mesmo conceito e visão de mundo e nossas experiências mas uns damos mais liberdades e outros por ter um perfil digamos mais complicado tratamos mais na “rédea curta”. Ou seja problemas diferentes , remédios diferentes.
Simplificando ,se em uma rede de 10 Shoppings 8 vão bem e 2 são problemáticos , estes dois tem que ter uma equipe local com mais autonomia,mais velocidade de decisão,mais atenção da holding,mais tempo pro mall e para o lojista e menos para preencher relatórios. Têm que funcionar como trincheira , linha de frente, o Superintendente tem que ajudar o comercial na fomentação de idéias e soluções comerciais,tem que ter remuneração e prêmios diferenciados , tem que entender fortemente de varejo e conseguir melhorar o ambiente interno etc,etc,etc.
Não vejo dificuldade em que as equipes dos outros shoppings respeitem e entendam este procedimento, afinal de contas quem esta disposto a ir lá resolver?
Pensem nisso,abs!
Por: Edilson Mota de Oliveira