Gestora fundada por Thiago Melzer, Pedro Silveira e Fábio Isaack atrela fundo à filantropia

Lançada há menos de seis meses com a proposta de oferecer fundos multimercados descorrelacionados de Brasil, fugindo do padrão de casas mais tradicionais, a gestora Upon Global Capital está estreando também em filantropia.

A firma fundada por Thiago Melzer, que era o head global de câmbio do Morgan Stanley até o ano passado, e pelos ex-sócios da XP Pedro Silveira e Fábio Isaack acaba de anunciar a abertura da captação de um fundo que pode chegar a R$ 100 milhões. As taxas de administração (2%) e performance (20%) do fundo serão doadas ao Instituto Rede Tênis Brasil,uma organização não governamental que leva o esporte ainda de elite às escolas públicas brasileiras.

  • Lemann x Federer: amigos, vizinhos e eventualmente rivais
  • Federer está On: marca de tênis faz IPO em Nova York
  • João Paulo Diniz quer levar governança para o futebol

“A gente queria ampliar um pouco da cultura internacional do investidor na Upon, e a Rede Tênis Brasil acaba ampliando o horizonte das crianças”, diz Silveira, ele mesmo um amador no esporte que conta com adeptos estrelados como Jorge Paulo Lemann — o instituto, aliás, foi fundado em 2002 com o apoio de ex-atletas e empresários, incluindo o fundador da 3G Capital.

Com um tíquete mínimo de R$ 1 mil, o multimercado da Upon — batizado de Fundo Upon Global Macro RTB — estará disponível nas plataformas do BTG Pactual (sob demanda) e XP Investimentos.

A estratégia do veículo, que concentra a exposição no exterior com apostas em câmbio e juros, é um espelho do fundo multimercados lançado pela Upon no fim do ano passado. No veículo original, a firma já conta com R$ 500 milhões sob gestão.

“Começamos a gestora há pouco tempo, mas como temos um histórico profissional longo, facilitou a captação com clientes”, diz Silveira, que ainda não pode divulgar os dados de performance do fundo por ainda não ter atingido seis meses exigidos pela Anbima.

No Instituto Rede Tênis Brasil, as doações do novo fundo da Upon ajudarão na gestão do orçamento, já que assegura um determinado fluxo de caixa. Com presença nas cinco regiões do país, a Rede Tênis Brasil atende cerca de 20 mil jovens por ano. “Primeiro é botar raquete e bolinha na mão de criança. Como segunda contribuição, ajudamos a descobrir talentos e formar atletas”, diz Raphael Barone, um ex-McKinsey que comanda o instituto desde 2019.

 

Escrito por: Luiz Henrique Mendes
Fonte: Pipeline Valor
Na Upon, um multimercado que ajuda a democratizar o tênis
Open chat