Pesquisa mostra que micro e pequenos empresários têm baixa intenção de contrair empréstimos nos próximos 3 meses. Entenda

A disposição das micro e pequenas empresas de contratar crédito tem diminuído paulatinamente, segundo pesquisa do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), com a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). O indicador alcançou em dezembro de 2015 13,14 pontos – considerado muito baixo.

Quanto mais próximo de 100 pontos, maior a probabilidade de as MPEs contratarem crédito, ao passo que quanto mais próximo de zero, menor é essa intenção. Ao todo, apenas 9% das MPEs têm intenção de contratar empréstimos nos próximos três meses. E o que isso significa?

Como se sabe, MPEs têm dificuldade de gerar caixa e, muitas vezes, buscam nos empréstimos a saída para continuar investindo no próprio negócio. Quando essa intenção diminui, o sinal é de que muitas vão ficar sem fazer os devidos investimentos. Mas não todos.

Leia também
Faturamento das MPEs de SP volta ao patamar de 2009

A pesquisa mostra que entre os empresários que não pretendem contratar, mais da metade (51,6%) diz que consegue manter o negócio com recursos próprios, e 25,5% alegam que no momento não estão pensando em fazer investimentos na empresa.

Segundo o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, a economia brasileira não inspira a confiança necessária para que os empresários assumam compromissos de longo prazo, principalmente em um momento em que os brasileiros estão diminuindo o consumo de bens e serviços.

Para aqueles que pretendem tomar crédito nos próximos meses, o microcrédito aparece como a principal modalidade a ser contratada, sendo mencionada por 47,4% dos entrevistados, seguida pelo cartão de crédito empresarial (19,7%). De acordo com o SPC Brasil, o crédito destina-se, principalmente, para capital de giro (46,1%), compra de estoques ou insumos (30,3%) e para a reforma da empresa (25%).

Autoria: Camila MendonçaFonte: No Varejo

….

Recomendado por Edilson Mota de Oliveira
MPEs querem ficar longe do crédito
Classificado como: