- Além do shopping center, o complexo contará com escritórios, residenciais e até uma quadra de beach tennis
Na última semana, a Iguatemi S.A. anunciou um novo grande projeto: a remodelação do Shopping Market Place, localizado na região da Chucri Zaidan. O projeto inclui um retrofit do centro comercial, a criação de espaços para escritórios e residências, e promete ser um marco na região, segundo a empresa.
O conceito de shopping center tem evoluído, deixando de ser apenas um local voltado para o consumismo e passando a oferecer uma variedade de serviços e entretenimento.
A previsão é que as obras já comecem em fevereiro de 2024, e as mudanças no Complexo Market Place serão realizadas em quatro etapas. A primeira fase será dedicada aos escritórios, seguida pela construção das residências, e posteriormente o retrofit do shopping e das torres corporativas já existentes, sendo a terceira e quarta fase, respectivamente.
Atualmente, a região da Chucri Zaidan possui uma taxa de vacância de 27,19%, para escritórios de classes A+, A e B monitorados pela plataforma Market Analytics, da SiiLA. As duas torres integradas ao Market Place possuem hoje, juntas 14,82% de vacância, indicam os dados da SiiLA. Em 2023, a absorção líquida nos empreendimentos foi de 2.558 m², com a entrada de inquilinos como Sandoz e Tellescom.
Escritórios
A área privativa dos novos conjuntos comerciais será de 5.700 m², incluindo salas de reunião, um auditório com foyer, e um rooftop com restaurante integrado a um Open Mall.
A primeira fase está prevista para começar no final de fevereiro de 2024, com uma área de 1.652 m² no primeiro andar sendo interditada para o início das obras. A previsão é que essa área esteja concluída até o segundo semestre de 2026.
Residencial
A torre residencial do complexo será focada no alto padrão, com uma área privativa de 11.440 m² e mais de 100 unidades, variando de 50 a 300 m². Com instalações como piscina, academia, salão gourmet, spa e pet place, o empreendimento será comercializado no formato multifamily.
Este será o primeiro empreendimento multifamily da Iguatemi S.A., um modelo de negócio em ascensão no país, no qual apartamentos de alto padrão são alugados e os inquilinos têm acesso a diversos serviços, embora a empresa não tenha divulgado muitos detalhes sobre isso.
Retrofit
As duas últimas etapas do projeto consistirão no retrofit da fachada e em ambos os prédios existentes: a Torre I e Torre II. O shopping receberá um novo projeto arquitetônico, incluindo revitalização do exterior, requalificação da praça de alimentação, criação de novos restaurantes, e quadras de tênis e beach tennis.
Assim como o prédio principal, as duas torres corporativas do complexo passarão por uma renovação exterior. A ideia é introduzir uma arquitetura contemporânea que irá contribuir visualmente para o skyline da Chucri Zaidan, promete o grupo Iguatemi.