A varejista baiana Le Biscuit, que possui 100 lojas próprias em operação no País, pretende dar mais um passo para sua escalada nacional. Por meio de franquias, a marca espera chegar a cidades com menos de 200 mil habitantes, e já tem pelo menos 300 municípios no radar para este crescimento. “Temos um modelo resiliente nos cenários mais desafiadores de consumo, replicável em escala, com alto potencial de expansão”, afirma o CEO da Le biscuit, Roberto Hentzy.
De acordo com ele com o modelo de franquia, a empresa abre “uma nova avenida de crescimento. Estamos muito bem preparados em termos de infraestrutura, processos operacionais e gestão para oferecer uma excelente opção de investimento para os franqueados”, comentou ele, citando a realização de um mapeamento que encontrou mais de 300 municípios com potencial de mercado.
A empresa, que atualmente atual nas regiões Nordeste, Norte e Sudeste do País, completa este ano meio século desde sua inauguração, na cidade de Feira de Santana, em 1968. A partir de 2012, com o apoio do fundo de investimento Vinci Partners, a rede investiu na expansão e iniciou o ano de 2018 com 100 lojas próprias em operação.
No período, Hentzy conta que foram investidos cerca de R$ 100 milhões na empresa, movimento que abriu o caminho para a expansão por meio de franquias. De acordo com ele, para operar uma loja da marca é preciso um ponto comercial de cerca de 500 metros quadrados e um investimento estimado em R$ 1,5 milhão, já com estoque incluso.
A estrutura para operar por meio de franquias foi desenvolvida com ajuda do Grupo Bittencourt, e desenvolveu novos processos. Atualmente, a Le biscuit comercializa mais de 20 mil itens, divididos em diversas categorias que vão desde artesanato ate eletroportáteis.