O Google pretende investir US$ 500 milhões para ampliar o seu serviço de e-commerce chamado Shopping Express nos Estados Unidos. A informação foi dada pelo site especializado em tecnologia Re/code, que cita uma fonte familiar com os planos da companhia. Segundo a publicação, a empresa se negou a comentar o valor, mas não fez segredo sobre sua ambição de crescimento.
Em entrevista, o diretor responsável pelo serviço, Tom Fallows, disse que a companhia está “colocando muito dinheiro na proposta e está disposta a sustentar esse investimento ao longo do tempo”. O Shopping Express é uma plataforma que permite ao usuário fazer compras em diversos parceiros do Google e receber os produtos no mesmo dia em San Francisco, Los Angeles e Nova York. A injeção do montante atual serviria para competir diretamente com o AmazonFresh, serviço semelhante da companhia de Jeff Bezos.
Uma das vantagens do Google sobre a concorrente é que ele pode colocar seu serviço num campo privilegiado dos resultados de busca da sua ferramenta de pesquisa, permitindo que um usuário visualize primeiro o Shopping Express quando buscar por algum produto.
Além disso, os serviços criados pela Amazon e pelo Google são diferentes. O Fresh oferece e entrega produtos dos seus próprios armazéns e depósitos. O Shopping Express faz parcerias com mercados locais parceiros e entrega os produtos vendidos por esses locais para o consumidor. Uma vez que o pedido é feito no site, um funcionário vai até a loja e retira o produto que é então levado para um centro de distribuição operado pelo Google. Lá os pedidos são embalados e entregues. Ou seja, a rejeição enfrentada pelo Google no mercado é menor, na medida em que, pelo menos por hora, ele não oferece risco às cadeias de lojas e supermercados locais, enquanto a Amazon já é responsável pela queda no faturamento de grandes redes, como por exemplo a Best Buy.
De acordo com a revista Bloomberg, a Amazon investiu cerca de US$ 14 bilhões em centros de armazenamento e distribuição de produtos desde 2010. Diante desse total, o investimento do Google parece pequeno, mas se explica quando compreendida a lógica da companhia, que é atuar em parceria com empresas que já comercializam produtos. O investimento do Google até o momento está sendo direcionado para a publicidade do serviço nas cidades onde ele é lançado nos Estados Unidos e também no sistema de transporte. Alguns dos parceiros do ShoppingExpress são as grandes redes de lojas Target e Whole Foods.
Fonte: FolhaPress
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