No acumulado do ano de 2017 a alta de visitantes aos shoppings brasileiros é de 0,59%; Sudeste é a região com maior fluxo
O fluxo de visitantes aos shoppings brasileiros aumentou 5,75% em novembro de 2017 em relação ao mesmo mês do ano passado.
É o que mostra o IVSC, Índice de Visitas a Shopping Centers, levantamento da ABRASCE, Associação Brasileira de Shopping Centers, em parceria com a FX Retail Analytics.
Em relação ao mês de outubro, houve aumento de 3,40%. No acumulado do ano a alta é de 0,59%.
Regiões
Na comparação regional, o Sudeste apresentou o melhor desempenho. A região teve alta de 6,31%, com o mesmo período de 2016, seguido pelo Nordeste, com crescimento de 4,68%. Já a região Sul registrou queda de 3,51%.
“Os números mostram que a Black Friday atraiu visitantes em busca de ofertas dos varejistas e também de outros tipos de comércio, que aderiram ao movimento. A tendência é que dezembro encerre 2017 em alta pela primeira vez desde o início de nossas medições, em 2015”, afirma Walter Sabini Junior, sócio-fundador da FX Retail Analytics.
Black Friday
As vendas nos comércios de rua e shoppings centers cresceram 4,9% em todo o país em relação a 2016 na Black Friday deste ano. Os dados são do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio.
No ano passado, o índice de crescimento de vendas na Black Friday havia sido de 11% em relação ao ano anterior.