Meus amigos, este é sempre um tema muito polêmico e complicado em Shopping Center. Mas, até que ponto, é bom ter segurança armado em shopping center?
Para chegarmos a essa questão, precisamos voltar um pouco na história. Até alguns anos as ocorrências em Shopping se limitavam a pequenos furtos das lojas ou dos clientes, eventualmente – e muito eventualmente! – aconteciam casos de assalto na boca do caixa em lojas de Shopping dos grandes centros.
Já houve casos em tesouraria de Empresas de estacionamento de alguns Shoppings, mas também aconteceram mais vezes em Shopping de grandes centros e com volumes altos de arrecadação. Estes casos passaram a ser raros em virtude de maiores cuidados no controle, segurança do local e “sangrias”, para evitar acumulo de dinheiro no local.
Com o grande volume de pagamentos em cartão de débito e cartão de crédito poderíamos então pensar que o risco se concentraria nos caixas eletrônicos (que até agora os bandidos preferem os de rua por motivos óbvios) e as agências bancárias que, pelo mesmo motivo dos caixas eletrônicos, são preteridos em relação aos de rua.
No entanto para nossa surpresa o martírio passou a ser os assaltos a Joalherias. Já foram inúmeros casos em Shoppings de tudo que é tipo e tamanho. Já tivemos tiroteio em Shoppings, sequestros de Gerentes de Loja para arrastão… e, literalmente, não sabemos o que fazer.
Já teve gente mudando até de ramo por causa dos assaltos e óbvio que por trás disso deve haver um esquema dos ladrões terem receptadores de plantão para o objeto do furto, pois não estão roubando para presentear as namoradas.
No meio de tudo isso surge a questão: armar ou não a segurança do Shopping? Sempre trabalhei com a ideia que o ideal é a sensação de segurança: uma equipe alerta e bem treinada. Isso passa ao bandido que o efeito surpresa ali não terá oportunidade, mas se não são armados como fica? Os bandidos não temem nem a policia com suas armas! Mas de que adianta ter arma? Vamos fazer um tiroteio dentro do Shopping e correr o risco de algum cliente ser alvejado, como aliás já ocorreu?
Vejam que o tema não é fácil. Tenho, óbvio, meu ponto de vista. Contudo, a ideia inicial aqui é colocar o problema e gostaria que todos pudessem opinar – sejam administradores de Shopping, Lojistas ou Clientes – mas prometo que depois passo meu ponto de vista a respeito!