Ford lança app que reserva a vaga de estacionamento antes mesmo do motorista sair decasa; no Brasil duas empresas de automação de estacionamento já oferecem oserviço

Funciona assim: antes mesmo de entrar no carro, o motorista abre o app no celular, digita seu destino, escolhe o estacionamento onde deseja parar, e seleciona e paga por uma vaga disponível. Este é o FordPass, aplicativo para celular da montadora criado para funcionar em 160 grandes cidades americanas.

A empresa identificou que nas grandes cidades uma das principais preocupações dos motoristas é encontrar vaga em seu ponto de destino. Além do app garantir a tranquilidade do passeio, já que o motorista não precisará se desgastar procurando vaga, também economiza tempo: pesquisa da empresa descobriu que, em média, os americanos perdem 14 minutos por dia tentando estacionar. No app, o processo de digitar o destino e pagar pela vaga disponível leva menos de cinco minutos.

Aqui no Brasil, um sistema parecido já opera. A Nepos, desenvolvedora de soluções para automação de estacionamentos, e grande player no setor de shopping centers, possui a funcionalidade de reserva de vaga em dois projetos:no Edifício Garagem do GRU Airport e no Allianz Parque (Estádio do Palmeiras),ambos na cidade de  São Paulo.

Nos dois projetos, os equipamentos estão integrados a um terminal da Estapar, onde o cliente pode, através do site, efetuar a reserva e pagar antecipadamente pela utilização da vaga de estacionamento.

A WPS também oferece o serviço. “O cliente pode pagar pela vaga antecipadamente e acessar o estacionamento com o código QR recebido em seu celular”, explica Felipe Ferreira, Gerente de Sales & Marketing da WPS.

Como se vê, se durante muitos anos, a única abordagem destinada aos estacionamentos era o controle de entrada, saída e pagamentos,hoje isso mudou muito.

A própria WPS oferece outros serviços que mais parecem saídos de um desenho dos Jetsons (quem lembra?). O reconhecimento de face é um deles. Utilizando o que há de mais moderno em tecnologia, essa solução permite ao cliente cadastrado, acessar o estacionamento sem a necessidade de tickets.“O reconhecimento facial também pode fornecer dados estatísticos sobre o público frequentador e atuar como solução desegurança”, comenta Ferreira.

A multinacional Skidata presente em mais de 4 mil shoppings pelo mundo está no Brasil há apenas um ano. Segundo Cassia Nobre, coordenadora administrativa da empresa, aqui, o objetivo é modernizar a automação de estacionamentos com soluções inovadoras. Uma delas é o sistema de e-tickets,similar ao das companhias aéreas. “Ele dispensa qualquer aplicativo específico.O shopping pode enviar aos clientes, e-tickets que podem ser salvos no Wallet do celular (IOS o Android) para serem usados para entrar e sair do estacionamento do shopping, sem necessidade de códigos e filas nos caixas”,explica Cassia.

Veja no vídeo como funciona o FordPass:

 

Fonte:

Recomendado por Edilson Mota de Oliveira.

Por Ticiana Werneck

RESERVE A VAGA DO CARRO ANTES MESMO DE SAIR DE CASA!
Open chat