A Social Miner, empresa de tecnologia que utiliza a metodologia de People Marketing para aumentar conversões de e-commerces, realizou um estudo sobre o Dia do Consumidor em parceria com a MindMiners. A data comercial aconteceu em 15 de março.

O estudo revela que, apesar de 53% dos respondentes afirmarem desconhecer o evento, o Dia do Consumidor tem um potencial de crescimento similar ao da Black Friday. Isso porque esse cenário é, na verdade, uma grande oportunidade para as marcas divulgarem a data, contribuírem para a sua popularização e aproveitarem para fazer muitas vendas.

Foi assim que aconteceu em 2015 com a Black Friday, quando os varejistas investiram forte nos anúncios e promoções, e o awareness da data dobrou. Isso é o que está acontecendo com o Dia do Consumidor, que graças aos esforços do mercado, tem despertado a curiosidade do público, como apontam estudos do Hello Research e Google Consumer Survey.

Entre as pessoas que estão familiarizadas com o Dia do Consumidor, 50% pretendem aproveitar a data, enquanto 44,5% estão indecisos, um grupo expressivo que poderia ser trabalhado pelas marcas, a fim de incentivar a conversão por meio de ofertas relevantes.

A pesquisa mostrou também que 45,3% dos respondentes engajados com o Dia do Consumidor já estão acompanhando as ofertas, enquanto outros 18,8% pretendem começar a pesquisar 15 dias antes do evento e 20% vão buscar com uma semana de antecedência.

Ainda de acordo com o levantamento, as categorias de produtos preferidas pelo público para a data são Moda e Acessórios, Eletrônicos e Beleza e Saúde, com representatividade de 52,2%, 46,1% e 45,7%, respectivamente. Vale ressaltar que esta soma excede 100% porque o consumidor teve a chance de escolher mais de uma opção de categoria de interesse.

Além disso, o estudo revelou também que 57% dos pesquisados que pretendem comprar na data planejam investir mais de R$200,00 em compras no Dia do Consumidor de 2019, sendo que destes, 22% pretendem ficar entre R$501,00 e 11,4% acima de R$1.000,00. E, para pagar essa conta, 60% dos consumidores disseram preferir usar o cartão de crédito, 43,3% o cartão de débito e 34,7% o boleto (neste caso a soma excede os 100% porque os respondentes puderam optar por mais de uma forma de pagamento).

Outro ponto de destaque da pesquisa é que 70,4% dos consumidores que vão aproveitar as ofertas do Dia do Consumidor afirmaram que pretendem comprar nas mesmas lojas que compram regularmente, demonstrando que as marcas que investem na fidelização do cliente têm grandes chances de se dar bem e vender muito mais.

 

Fonte: Newtrade
Dia do Consumidor tem grande potencial para gerar vendas

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