Para manter uma despensa cheia, é preciso fazer pelo menos uma visita por mês ao supermercado. No entanto, nem todo mundo gosta de fazer listas e sair de casa para as compras. Foi para esse público que Guilherme Aere, 27 anos, criou a Home Refill, uma plataforma que faz o trabalho de um supermercado online e que conta com uma tecnologia que consegue entregar, todos os meses, os produtos que estão em falta na despensa dos clientes.

A ideia do negócio surgiu em 2015. Junto com seu sócio André Machado, a proposta era criar um serviço que gerasse impacto diretamente no cotidiano das pessoas.

“Com a tecnologia, o usuário pode riscar o supermercado da sua rotina tendo tempo para fazer outras coisas”, conta o empreendedor. Os sócios investiram R$ 10 milhões para o surgimento da marca e em 2016 faturaram R$ 20 milhões.

Guilherme Aere, fundador da Home Refill (Foto: Divulgação)

O funcionamento da plataforma é bem simples. Como qualquer e-commerce, os produtos são dispostos com seus preços e o consumidor pode escolher o que quer comprar. As opções vão desde alimentos como macarrão e achocolatados até produtos de limpeza e de higiene.

Mas não é nas compras que fica o diferencial da Home Refill. O site e o app funcionam a partir de um sistema que consegue mapear o consumo daquele usuário. Isso, na prática, significa que a empresa sabe com que frequência aquela pessoa compra determinado produto, quando ela deve comprar novamente e quais itens estão sempre na lista.

Na primeira compra, os usuários fazem a lista ou respondem um questionário para o sistema montá-la. A partir de alguns meses de uso, a plataforma já entende qual é a compra ideal e, como o nome da empresa diz, são enviados refis mensais para a casa do usuários sem precisar encomendar manualmente.

Na plataforma, o cliente pode escolher qual é o melhor dia para receber a encomenda e, a qualquer momento, pode alterar a sugestão que é criada automaticamente pelo sistema. “Somos uma assistente de consumo que sabe o comportamento do cliente. Compramos direto da indústria e vendemos para ele de acordo com a sua necessidade”, diz Aere.

O ticket-médio da empresa é de R$ 300 e já contam com mais de 14 mil usuários, que recebem os refis mensalmente.

Por enquanto, a Home Refill só atua na Grande São Paulo, mas há planos de expansão para outras partes do Brasil. E do mundo – até o final deste ano, a meta é estar atuando em todo o Golfo Pérsico, iniciando as atividades na Arábia Saudita.

“Os países do Golfo Pérsico são viciados em tecnologia. Como eles tem uma cultura muito diferente da nossa, é muito bom para alimentar a plataforma. De acordo do comportamento deles, nosso sistema consegue criar mais sugestões automáticas e todos saem ganhando”, explica o empresário.

A empresa já opera em fase de testes na Arábia Saudita e toda a equipe – recebimento, manipulação e embalagem – é formada apenas por mulheres.

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios
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