Amigos,a questão do custo do condomínio em Shopping é e sempre foi uma grande polêmica,e o pior é que a cada ano sua gestão fica mais complexa pois vejamos.
No passado até as lojas Âncoras contribuíam com valores vultosos de condomínio e as satélites contribuíram de maneira a suprir as âncoras com facilidade. Além disso, os custos de segurança e agradabilidade eram infinitamente menores.

 

Com o passar dos anos,várias foram as lojas que passaram a ter muito peso no mix, mesmo não tendo área de âncora,mas pela sua importância no mix do Empreendimento, as chamadas âncoras de segmento, outras redes perceberam que para seu negócio seria vantajoso a ampliação do formato migrando para mega-lojas e que assim teriam tratamento diferenciado, além de aumentar o seu peso no mercado, passamos então a ter custos diferenciados para âncoras, semi-âncoras, mega-lojas, satélites especiais, que não só contribuem com menos condomínio como também o fazem no quesito aluguel minimo, soma-se a esta mudança o aumento da agradabilidade dos shopping com vários serviços novos agregados que todos conhecem, incremento pesado na área de segurança seja em treinamento, equipamentos ou equipe.

 

Ou seja, custos aumentando, diminuição na contribuição por parte das lojas citadas e óbvio sobrecarga nos demais.

 

Para piorar um pouco o cenário, o grande volume de Shoppings lançados nos últimos anos, sobreposição de projetos, dentre outras. Tem feito que o número de lojas disponíveis para estes projetos seja bem menor o que aumenta o poder de fogo do lojistas e redes pequenas que até então entravam em Shopping com negociação convencional passe a exigir tratamento diferenciado nos custos,por outro lado os Shopping não podem perder negociações e qual a consequência?

 

Negociações piores, alugueis menores, condomínios idem…
Estamos numa sinuca de bico?

….

Recomendado por Edilson Mota de Oliveira
Condomínio dos Shoppings: uma sinuca de bico?
Classificado como:            
Open chat