Afetado pela queda da confiança do consumidor e vendas menores ao longo do ano até agora, o setor de shopping centers vê a rodada de promoções da última sexta-feira de novembro, a Black Friday, como uma antecipação do Natal e algum respiro aos negócios.

“Se a gente continuar no cenário de outubro, em novembro dezembro, a gente vai fechar o ano bem aquém do que poderia fechar. A Black Friday vem com tudo. O pessoal (lojistas) vai tentar antecipar ao máximo os ganhos”, disse o diretor-presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Glauco Humai.

De acordo com o executivo, as promoções no final do mês podem ter algum impacto sobre as vendas de fim de ano, época mais importante para o varejo. Ele disse que os consumidores podem antecipar as compras, principalmente celulares e eletrodomésticos, o que pode diminuir o valor médio gasto no Natal.

Na Aliansce, todos os esforços de marketing dos shoppings centers que administra aumentaram para a data, disse o superintendente de relações com investidores da companhia, Eduardo Prado.

Os centros comerciais da empresa, cujas vendas totais caíram 3,5% no terceiro trimestre na comparação anual, ampliarão a promoção para o decorrer da última semana do mês, em ação chamada de “Black Week”.

Shopping da Bahia (Foto: Peu Acioly) ....  Recomendado por Edilson Mota de OliveiraShoppings esperam recuperação nas vendas com a Black Friday (Foto: Peu Acioly)

O segmento de consumo que vem apresentando maior dificuldade de vendas em 2015, segundo varejistas, é o de eletroeletrônicos, que no ano passado teve na Black Friday a data mais próspera em termos de vendas. Segundo a companhia de pesquisa de mercado GfK, a data respondeu por 34% das vendas totais de eletroeletrônicos dos meses de novembro e dezembro de 2014 e de janeiro deste ano.

Cenário do setor
Os dados mais recentes da Abrasce mostram aumento de 2,63% nas vendas dos shoppings do país de janeiro a agosto, e de 4,58% em 12 meses. No fechado de 2014, o crescimento foi de 10,13% sobre o ano anterior.

Enquanto isso, o índice da empresa de meios de pagamento Cielo que apura o comportamento das vendas no varejo nacional (ICVA) teve queda de 3,4% em setembro sobre o mesmo mês do ano passado. No acumulado do terceiro trimestre, o índice teve baixa de 2,7% sobre um ano antes.

“As vendas no varejo e a renda tendem a seguir a mesma tendência, e ambas estão caindo desde o segundo semestre de 2014. Além disso, os salários provavelmente cairão no futuro, na sequência do aumento do desemprego e alta da inflação”, disse o analista do Bradesco BBI, Luiz Maurício Garcia, em relatório sobre as empresas de shopping centers.

Fonte: G1

….

Recomendado por Edilson Mota de Oliveira
Com Black Friday, shoppings esperam respiro nas vendas
Classificado como:    
Open chat