Em palestra no LRS 2024, Ryan McCarthy, do Circana, falou sobre o desafio das empresas usaram os dados de forma eficiente

A evolução da tecnologia, nos últimos 25 anos, trouxe um novo alicerce para o varejo moderno: os dados. Em palestra no segundo dia do Latam Retail Show, Ryan McCarthy, vice-presidente sênior de Desenvolvimento de Negócios Globais da Circana, destacou que os dados precisam ser tratados de maneira mais rápida e eficiente e que os próximos anos trarão desafios e oportunidades para as empresas que souberem utilizá-los corretamente.

Para McCarthy, os dados são comparáveis a “petróleo bruto” e precisam ser refinados para gerar valor real para o varejo. “Precisamos entregar insights quase em tempo real para entender o que acontece nas lojas e com os consumidores, utilizando menos recursos e dinheiro”, explica.
Realizado pela Gouvêa Experience, o LRS é o principal evento B2B de varejo e consumo da América Latina e acontece até esta quinta-feira, 19, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento tem cobertura especial da Mercado&Consumo, que conta com um estúdio montado dentro da área expositiva do evento.

McCarthy apresentou 5 previsões baseadas em pesquisas dos principais institutos de pesquisa de mercado e comentou como elas podem impactar o mercado de varejo:

Foco no investimento correto

As vendas globais do varejo deverão aumentar entre 3% e 4% nos próximos anos. E a pergunta que muitos varejistas e fabricantes fazem é “como garantir que vai acompanhar essa expansão”? Isso forçará as empresas a serem mais estratégicas em seus investimentos para manter o ritmo de crescimento.

A expansão do e-commerce

O e-commerce continuará sua trajetória de crescimento, devendo atingir US$ 7 trilhões até 2025. Com a conveniência sendo um fator decisivo, varejistas terão que se adequar às expectativas dos consumidores, garantindo uma operação integrada entre o ambiente online e físico.

Desafios na cadeia de suprimentos
Os problemas na cadeia de suprimentos continuarão a ser um grande desafio para o varejo global, com muitos fatores fora do controle das empresas, como crises globais e disrupções logísticas.

McCarthy destaca que a falta de estoque pode afetar a percepção dos consumidores e que, em muitos casos, eles estão dispostos a pagar mais quando confiam na marca. Por isso, a eficiência no gerenciamento de estoques será um diferencial importante para manter a fidelidade do cliente.

Monetização de dados

Uma das principais tendências é a monetização de dados. O especialista acredita que tanto no e-commerce quanto nas lojas físicas, o desbloqueio de dados proporcionará novas oportunidades de negócio.

Retail media

Com crescimento acelerado, o retail media deve atingir US$ 100 bilhões até 2026. E o Brasil é um dos países que mais rapidamente adotam essa tecnologia. Para McCarthy, com a crescente influência do retail media, os varejistas terão que integrar campanhas de mídia com seus estoques, ajustando suas estratégias em tempo real para maximizar os resultados.

Ecossistema de dados

Para McCarthy, os dados dos consumidores, das cadeias de suprimento e das mídias precisam estar conectados, criando um ecossistema fluido que permita decisões mais assertivas. Ao integrar essas informações, varejistas poderão ajustar seus estoques, campanhas de mídia e estratégias de marketing de forma mais precisa, influenciando diretamente a decisão de compra dos consumidores.

Quando você consegue utilizar a tecnologia para determinar a demanda e otimizar os estoques, pode também trabalhar de maneira mais direcionada nas campanhas de mídia, garantindo um retorno mais eficaz sobre o investimento”, explicou.

 

De: Larissa Féria

Fonte: Mercado&Consumo

As 5 previsões que vão moldar o futuro do varejo nos próximos anos
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