Notícia de que a Amazon quer comprar a Via Varejo, dona das Casas Bahia e do Pontofrio, surgiu depois de a gigante americana adquirir rede francesa de alimentos

A demora da Amazon para desembarcar de vez no mercado brasileiro pode estar com os dias contados. Segundo a Reuters, o grupo de varejo francês Casino negocia a venda da Via Varejo para a empresa norte-americana. Outra possibilidade é a parceria entre o grupo francês e a Amazon, que atuariam juntos no comando da rede dona do Pontofrio e da Casas Bahia.

A Amazon vem avançando sobre o mercado latino aos poucos e sobre o varejo físico nos Estados Unidos. A Reuters afirmou ainda que analistas do banco JPMorgan enviaram comunicado a clientes falando sobre os efeitos de uma operação desse tipo, garantindo que significaria “um potencial atalho para a expansão da Amazon no Brasil, particularmente por fornecer capacidades de atendimento que têm sido um problema central”.

A Via Varejo seria uma solução para as ambições da empresa na expansão pela América Latina e ofereceria uma ampla rede de lojas e centros de distribuição. A rede dona do Pontofrio e das Casas Bahia tem 900 lojas físicas e é um dos maiores varejistas de eletrônicos do Brasil, além de possuir 26 centros de distribuição no país.

A especulação ganhou tons mais reais depois de confirmada a parceria da Monoprix, varejista francesa, com a Amazon como parte da estratégia de crescimento da empresa americana no varejo físico e de alimentos na Europa.

Pronunciamento

Com as notícias, as ações do GPA, dono da operação da Via Varejo, subiram entre a tarde de terça-feira e de hoje, 28, liderando os resultados positivos na Ibovespa. Uma declaração da Via Varejo confirma que a empresa mantém o “procedimento de avaliação de alternativas estratégias” da companhia, iniciado em 2016 e que procurava combater os consecutivos prejuízos da empresa. Os resultados foram aplacados em 2017, mas não reduziram as especulações sobre a venda das unidades de negócio. Por outro lado, a Via Varejo afirma que não há “quaisquer atos ou fatos novos” sobre venda ou parceria.

 

Escrito Por: Raphael Coraccini
Fonte: Novarejo 

 

AMAZON ESTARIA DE OLHO NA VIA VAREJO PARA ENTRAR DE VEZ NO BRASIL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *