“Quem tem uma razão de viver é capaz de suportar qualquer coisa.”
Friedrich Wilhelm Nietzsche.                   

Filosofia é uma palavra grega que significa “amor à sabedoria” e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Sinto que o mundo dos negócios está precisando lembrar disso (fora raras exceções) na relação com o seu bem maior: pessoas.

 

O papel aceita tudo. O planejamento estratégico versa sobre Missão, Visão, Valores, com muita propriedade e seriedade, mas verdadeiramente, no dia a dia entre tantos problemas e afazeres, essa matriz conceitual deixa de ser observada e praticada, fica o quadro bonito na recepção para o fornecedor olhar e os funcionários lerem. Muitos não se identificam, nem entendem o que significa, pois não se sentem parte da engrenagem, nunca viram ou ouviram alguém falar sobre os objetivos da empresa. Os colaboradores estão trabalhando apenas para tocar a vida…e só! Mas o pior ainda é quando nem planejamento a empresa tem.

 

Entendo que se as empresas filosofassem mais, seriam mais saudáveis e mais bem sucedidas considerando aqui, o amplo sentido da palavra sucesso. Isso significa que as pessoas, (colaboradores e clientes) estariam sendo tratadas sob o olhar da filosofia.

 

 

Essa é uma verdade que começa a adquirir força, porque não há mais como negar a necessidade de compreensão do comportamento humano nas suas mais diversas formas de expressão, para justificar e nortear uma estratégia de negocio.
Vender significa atender as necessidades e sonhos do consumidor, e nesse sentido, a filosofia pode auxiliar na formação do raciocínio adequado a cada situação ou problema específico.

 

A pergunta que insiste é sempre a mesma: porque não está vendendo?

 

As respostas são as mesmas, porque o cenário interno não muda, ou faz de conta que muda.

 

Inserir esse contexto filosófico na composição estratégica da gestão de uma empresa de varejo, já não parece uma realidade muito distante, porque cada vez mais o ato de vender vai depender da QUALIDADE DO PENSAMENTO impregnado na atitude, desde a concepção, produção, exposição dos produtos, até o momento da verdade: conquistar o cliente e vender!

 

 

Tudo na vida é uma questão de conceito e atitude!
Uma equipe engajada, com grandes e claros objetivos para vender, que não simplesmente aumentar o lucro do patrão, comprovadamente busca atingir suas metas, porque existe uma causa maior por traz disso, que está acima das suas dificuldades, o compromisso é com o resultado do todo e com a sua realização pessoal. Esqueça o “não misturar” porque somos pessoas antes de sermos profissionais. É ilusão pensar que alguém deixa do lado de fora os seus problemas e os veste quando sai do trabalho, isso é no mínimo, falso e insano. Fazer parte de algo maior sentir-se aceito, compreendido, inserido, respeitado e capaz, faz toda a diferença para alcançar os resultados almejados… e além deles. O dever do dono é entender tudo sobre o seu capital humano, criar as oportunidades, gerar interesse sobre a causa da sua empresa e marca oferecer aprendizado técnico e informações pontuais, conhecimento amplo, plantar sementes para colher resultados. Isso é filosofia!

 

Pessoas precisam de motivos para agir, então façamos com que eles sejam maiores e melhores do que pagar as contas do final do mês, ou simplesmente para bater a meta mínima e justificar emprego, façamos que essa atitude seja uma consequência natural do viver o plano material de forma mais alegre, nobre, confortável e bem sucedida, porque espaço há para todos os que se comprometem com a sua felicidade.

 

Acho oportuno observar que a VENDA reúne ciências Humanas e Exatas, que devem ser utilizadas ao mesmo tempo e de forma correta, para que o resultado positivo aconteça. Isso é simples e complexo. Imagine uma pessoa sem essa noção, sem esse preparo amplo, quão distante está da real filosofia do seu trabalho?
A máxima de Sócrates nunca esteve tão em pauta: PENSO, LOGO EXISTO…

 

Mas COMO é livre arbítrio!
Depois de tantos anos atendendo o mercado da indústria e do varejo, convivendo de perto com as suas dificuldades básicas, com a ausência de estratégia, entendo cada vez mais, que a solução não está no volume de horas que as empresas dispõem para o treinamento de vendas das suas equipes, e sim, no tempo de pensamento filosófico da venda com as equipes, porque a equação é simples de ser entendida: se a filosofia é o estudo do comportamento humano, naturalmente ela é a alma do varejo, logo, o bom resultado da venda, vai depender da analise e compreensão mais ampla e profunda do que pensam e sentem as pessoas que fazem o dia a dia e que consomem os seus produtos, porque com certeza, não será apenas vender ou comprar um produto e sim, a qual é filosofia do negócio no qual estão inseridas.

 

Fácil de concluir, mas muito difícil ver praticar.

 

Então, fica a reflexão e a sugestão: que tal filosofar mais e treinar menos?

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Recomendado por Edilson Mota de Oliveira
A reflexão que busca o autoconhecimento
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