Agora chegou a hora de colocar em prática tudo aquilo que aprendemos, pois 2015 será o ano de melhoria da EFICIÊNCIA no mundo corporativo. Austeridade Fiscal é o termo utilizado para definir o cenário econômico brasileiro em 2015. Nossos governantes não tiveram controle dos gastos e agora terão que aplicar medidas duras e severas para corrigir os abusos da falta de METAS e da disciplina para cumpri-las.

O famoso jeitinho brasileiro encobriu a falta de planejamento e a montanha de mazelas que se multiplicaram e criaram a cultura de que não é importante cumprir ou construir METAS neste país. E as consequências estão aÍ.

A tendência natural de se adaptar ao meio e a cultura da falta de METAS formaram pessoas passivas que aprenderam a ficar a mercê das mudanças. Até o final de 2014, as pessoas puderam se adaptar aos tempos difíceis que elas mesmas causaram ao não perceber que “davam tiros no próprio pé”.

A partir de 2015, não será suficiente apenas se adaptar ou seguir o ritmo “deixa a vida me levar”. As mudanças de uma política restritiva de crédito, maiores taxas de juros e o aumento dos impostos em busca do equilíbrio fiscal, exigirão METAS e FOCO para enfrentar o período denominado “freio de arrumação”.

O hábito de buscar melhoria da eficiência e da produtividade somente quando as dificuldades surgem, terá que ser substituído por METAS duradouras que eliminarão os abusos cometidos nos tempos de cenário equilibrado e de vacas gordas. Prova disso, é a META e o FOCO que as pessoas deverão ter para substituir o abuso no consumo de água potável cometidos nos tempos de chuvas e represas com níveis abundantes.

2015 poderá terminar como um marco na evolução do Brasil, se as pessoas despertarem a consciência de que melhorar a EFICIÊNCIA e eliminar abusos devem ser METAS para cumprir mesmo após a superação das dificuldades.

Se os indicadores apontam que haverá uma desaceleração no consumo e as oportunidades de venda serão menores, a META e o FOCO na melhoria da EFICIÊNCIA deverão ser práticas obrigatórias de TODOS. A época de muita QUANTIDADE de oportunidades de venda e pouca QUALIDADE no atendimento, será substituída por muita QUALIDADE no atendimento e pouca QUANTIDADE de oportunidades de venda. E isso não significa que haverão quedas nas vendas.

Portanto, 2015 poderá representar um ano de AMEAÇAS ou de OPORTUNIDADES de acordo com as escolhas de cada colaborador. Desejamos que você pratique o que aprendeu e que o seu aprendizado seja a ponte para a sua vitória. Sucesso!

Jeferson Rocha

….

Recomendado por Edilson Mota de Oliveira
2015 O ANO DA MELHORIA DA EFICIÊNCIA
Classificado como:                    
Open chat