Edilson Mota de Oliveira

1-Pesquisa de Mercado: Não adianta, quem quiser ser um empreendedor em shoppings deve investir em pesquisa de mercado logo no início. Por mais que conheça o tamanho e as características do mercado, é necessário avaliar todos os cenários – e essa pesquisa deve ser feita com uma empresa de referência no setor para que seja aceito pelas lojas âncoras e norteie o projeto do Shopping.

 Edilson Mota de Oliveira
2-Terreno: Normalmente vemos empreendedores que têm uma área e querem fazer o shopping naquele espaço, mesmo não sendo a localização ideal. Este é mais um item que a pesquisa e/ou um especialista pode orientar: fazer o Shopping na melhor localização é crucial para o sucesso do negócio.
3-Contrate um especialista : Desde o primeiro momento é necessário a contratação de uma empresa ou profissional com notada experiência no setor. Isto trará muita economia e acertos em todo o processo, pois o profissional o ajudará na análise do local, indicação de empresa de pesquisa, arquitetos, análise do resultado da pesquisa, avaliação do projeto ,montagem do Mix mais adequado de lojas, dentre outras informações cruciais.

4-Projeto Arquitetônico: Não é porque o arquiteto fez um casa bonita que ele terá condições de projetar um Shopping. Muito cuidado! Esta escolha, se não acertada, pode lhe custar muito caro. Dê preferência aos que já possuem experiência no setor. Lembre-se: existem milhares de detalhes específicos de Shopping Centers

5-Construtora: Outra questão crucial, principalmente para acerto de orçamento: quanto menos expertise no setor, mais erros e mais custos.

6-Gerenciadora: Tão importante quanto a construtora, a gerenciadora tem que ter expertise em shopping – até mais do que a construtora. É ela que te dará condições de afinar e cumprir com o orçamento da obra.

Edilson Mota de Oliveira

7-Comercialização: Muito importante contratar uma comercialização especializada que se comprometa com seu projeto e que não esteja fazendo um monte de shoppings ao mesmo tempo. Dedicação, quando se trata de comercialização, é a chave do negócio.

8-Marketing: Leve a sério o trabalho de Marketing: desde o desenvolvimento do material de divulgação, comercialização, maquetes, festa de lançamento, posicionamento e sustentação durante a obra e pós inauguração.

9-Gestão: Monte uma equipe profissional e comprometida. Agregue profissionais do setor e fora dele também. Invista seriamente em treinamento, não só da sua equipe, mas principalmente dos lojistas “pequenos” para ajudá-los a vencer o processo de maturação do shopping.

10-Amadurecimento: O shopping dá tanto ou mais trabalho no pós inauguração do que durante as obras. Existe a adequação natural de mix, lojistas que não se adaptam ou não estão preparados, além da reação do mercado e do consumidor para que o shopping amadureça mais rápida ou lentamente. Este processo precisa de muito empenho, comprometimento, parceria, trabalho de marketing intenso, conhecimento de situações similares e muito “jogo de cintura” dos Administradores e Empreendedores.

Por: Edilson Mota de Oliveira

Os 10 mandamentos do Rei do Shopping
Classificado como:    
Open chat