Edilson Mota de Oliveira

Visual merchandising é a técnica que traduz a personalidade de uma marca, seja ela um objeto, um escritório, ou uma pessoa. Todos somos uma marca, nosso nome é a nossa marca registrada, e a forma como nos apresentamos aos outros é o nosso merchandising.

Ficamos conhecidos pela impressão que causamos imediatamente. Tudo na vida é uma questão conceito, porém em âmbitos e situações distintas.
Para que uma marca e seu produto, sejam reconhecidos no mercado onde atuam, é necessário tornar claras as suas intenções, para que o público se identifique automaticamente com essa mensagem, criando assim uma empatia mútua, capaz de despertar o desejo de consumo, mesmo que num primeiro momento, inconsciente. É nesse encontro de ” identidades” que se definem as TRIBOS ou NICHOS de mercado!

O merchandising é a ferramenta que cria essa interligação entre o que a marca quer transmitir e a forma como se apresenta ao mercado, numa linguagem de fácil compreensão pelo publico de interesse.
Quanto mais bem informado você estiver sobre tendências, melhores as chances de tornar moderna a linguagem de apresentação da sua marca/ produto ao mercado.

As tendências traduzem comportamentos da sociedade, que estão exatamente no inconsciente coletivo, isso é cientifico e comprovado. São necessários muitos anos de experiência para captar as mensagens subliminares das tendências e são muitas as frentes de pesquisa para os profissionais que as identificam, para enfim resumir essas informações em cores e formas, indicadas para a moda de cada estação.

Não é simples esse trabalho, requer muito investimento, seriedade e profissionalismo; Todo esse estudo já vem pronto, você apenas precisa buscar essas orientações sobre o que é melhor e o que pode traduzir melhor a sua mensagem para o seu cliente, claro, presumindo que vc já saiba quem é o seu cliente e qual é o seu nicho de mercado.

A moda esta cada vez mais eclética, todas as misturas são bem vindas e aceitas, as cores e as formas podem variar, mas as bases continuam as mesmas, ficou mais simples manter um guarda roupa flexível. A tecnologia esta a serviço da industria da moda e gera milhões de dólares ao ano para esse segmento no mundo. É importante entender que moda não é só roupa, sapato, acessório, moda é tudo o que nos cerca, é o ambiente onde vc esta inserido, é a forma como vc vive, é o resumo do comportamento de cada sociedade, porque é pulsação, é inspiração, é música, é a manifestação criativa de todos os desejos inconscientes dos seres humanos, em todas as suas instâncias.

Veja um exemplo de como funciona essa inspiração pelo inconsciente coletivo:
Pense na cor azul……
Precisei mostrar essa cor pra vc pensar nela?
Pense numa maçã…..
Precisei mostrar?
Isso é assim semântico, ou seja, vc transmite a informação sem mesmo ter mostrado para ninguém. Agora imagine, muitas pessoas pensando na cor azul, sem terem dito uma para a outra, ou mostrado….é inconsciente…vc começa a usar alguma coisa azul, ou quer comprar algum produto na cor azul, ou qualquer outra coisa muito simples….mas vc deseja aquela cor e não sabe porque….isso é moda!

Tendência é comportamento, moda ê o que se usa…o que pega da tendência é moda. O artista traduz essa mensagem através da sua arte, seja ela qual for.
O merchandising vai exatamente informar a mensagem do azul na sua vitrine, na sua roupa, nos detalhes de decoração da sua casa…nas embalagens dos produtos, enfim…..vc estará absolutamente conectado com todas as tendências, porque essa cor esta lá…no inconsciente, então naturalmente atrai, sem precisar fazer muita força, porque é o caminho natural da empatia,…é sinergia pura.

Resumindo, o objetivo central do visual merchandising é auxiliar você a se conectar e organizar suas informações e ideias, seus espaços, de forma eficiente e eficaz, ou seja, bom, bonito e vendedor!
O Merchandising deve vender para o cliente, antes que o vendedor atenda, portanto, precisa ser muito bem feito, ou simplesmente não funciona.

Essa técnica quando bem dominada, ajuda a ampliar a percepção do seu espaço visual.. Eu costumo dizer que depois que vc entende a linguagem das formas e cores, fica fácil arrumar o porta- malas, o guarda roupas, e obviamente, o ambiente de exposição dos seus produtos na loja.

Vc é o que a sua imagem transmite e a sua imagem é resultado da qualidade das suas informações e escolhas.

Merchandising é uma técnica de organização e padronização de conceitos, formas e cores.

Todos precisamos de organização, é natural do ser humano, somos organizados e padronizados por natureza, nascemos com todos os órgãos funcionando em seus devidos lugares e não funcionariam direito se fossem trocados, correto?
Com o seu negocio se dá o mesmo, tudo precisa estar no lugar certo, com as pessoas certas, fazendo a coisa certa, para que o RESULTADO ACONTEÇA CERTO!

Boas vendas!

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Recomendado por: Edilson Mota de Oliveira
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