No acumulado do ano, receita subiu 4,5%, informa a Abrasce
As vendas dos shopping centers no Brasil tiveram alta de 4,6% em maio deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com Glauco Humai, presidente da associação do setor, a Abrasce. Nos primeiros cinco meses deste ano, os negócios registraram avanço de 4,5%.
Embora o desemprego esteja em patamar elevado, o segmento vem se mostrando resistente à crise, com alta nos negócios. No ano passado, a receita do setor cresceu 4,3%.
O movimento dos shoppings é acompanhado pelo varejo em geral. Em abril, as vendas do comércio tiveram alta de 1% frente ao mês anterior, segundo o IBGE. Foi o melhor resultado para o mês desde 2006, quando houve avanço de 1,1%. Segundo o IBGE, o recuo da inflação e os recursos do FGTS aparecem como motivos para os bons resultados.
Segundo Humai, o setor também planeja expansão para os próximos anos. Somente neste ano estão previstos 18 novos empreendimentos, além de 22 shoppings no ano que vem e outros 19 para 2019. Para ele, o potencial de crescimento é enorme, já que os shopping centers respondem por 20% das vendas do varejo no Brasil, patamar menor que os 55% nos Estados Unidos.
— O setor vem resistindo à crise. Esse aumento de receita está ligado ao aumento de eficiência, à redução de custos e às mudanças que vêm sendo feitas nos shoppings, como aumento de espaços ligados ao entretenimento, como lazer e restaurantes — destacou Humai.