Conheça a Udely, a van que faz entregas sem depender do motorista. É a disrupção chegando onde motoboy nenhum jamais sonhou
A Udely foi lançada há 60 dias. Trata-se de um veículo autônomo criado especificamente para fazer entregas em distâncias curtas, na chamada última milha. As vans da Udely podem carregar até cerca de 300 kg e quando fazem entregas, o consumidor recebe um alerta de que o veículo está próximo.
Ao ir de encontro ao veículo, o cliente desbloqueia o acesso ao pedido usando o app. É um novo enfoque para o delivery que o Shoptalk, evento que debate o novo varejo e que ocorre em Las Vegas (EUA), colocou em foco em um debate sobre Inteligência Artificial e Veículos Autônomos, que reuniu Krystina Gustafson, diretora de conteúdo do Shoptalk; Daniel Laurym, CEO da Udely e Brian K. Walker, diretor-geral de estratégia comercial da Accenture Interactive.
A força da comunidade do e-commerce e do varejo digital chama a atenção de Brian Walker. Ele faz a introdução do debate comentando o acidente ocorrido em veículo do Uber há poucos dias aqui nos EUA e isso traz novamente a discussão sobre a capacidade da tecnologia de veículos autônomos estar madura e pronta para uso sem risco.
As previsões apontam para o fato de que esses veículos serão parte da vida americana em uma década, se tanto. É óbvio que eles mudam a mobilidade urbana e refletir sobre como esse fenômeno impacta o varejo e o que significa para o consumidor: conveniência, experiência, facilidade?
E como podemos pensar na dinâmica das lojas físicas, dos pacotes, dos processos de entrega, por exemplo. Como será uma entrega realizada por veículos autônomos? E como os consumidores verão uma entrega realizada por veículos sem motorista?
O carro é parte da experiência
Pense em veículos autônomos que possam ser enviados pelas lojas para buscarem seus clientes, ou então encaminharem as entregas de compras realizadas pelos clientes nas próprias lojas diretamente em suas residências. Imagine veículos autônomos integrados aos sistemas de logística e aos centros de distribuição para reposição de inventário e estoque.
Vans que possam ir ao encontro do cliente, uma forma de colocar uma loja realmente personalizada, cliente a cliente. São possibilidades imensas e que estimulam a imaginação e permitem explorar novas fronteiras da experiência.
A reinvenção da entrega
Por que um veículo autônomo capaz de fazer entregas? Essa é a pergunta que orientou Daniel Laurym em sua apresentação da Udely. Hoje em dia há 6 milhões de veículos dedicados a fazer entregas diversas na distância de uma milha nos EUA. E 1/3 dos consumidores gostaria que o delivery fosse endereçado para outro local que não a própria residência.
Some-se a isso que 56% consideram os custos de entrega muito altos, 45% desistem da compra quando veem que o custo dessa entrega é demasiado. Logo, a entrega por veículos autônomo reduz custos, traz experiência e conveniência para o cliente. Daniel mostrou um vídeo demonstrativo de como o veículo faz a entrega, de como o consumidor recebe o alerta, desbloqueia o compartimento de bagagem e retira sua encomenda.
Os veículos da Udely são elétricos, energeticamente eficientes, não consomem muita banda móvel e sua estrutura é muito leve, baseada em materiais resistentemente traz 10 compartimentos para acomodar 10 entregas diferentes simultaneamente. A operação já tem sete clientes em teste, na modalidade de transporte como serviço – fee por entrega dimensionando a quantidade de entregas em contrato.
A Udely traz uma solução viável para cidades com trânsito complexo, sempre lembrando que a ideia é que a entrega por meio de suas vans acontece em trajetos curtos para reduzir os custos de segurança.
Uma ideia que combina IA, conveniência e praticidade para facilitar o processo de entrega. Esperamos em breve receber pizzas quentinhas entregues por uma van como a da Udely.
Escrito Por: Jacques Meir
Fonte: Novarejo