Com as pessoas cada vez mais conectadas é fundamental pensar em estratégias para atrair clientes e potencializar os negócios. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem cerca de 116 milhões de pessoas conectadas. Já um estudo promovido pela agência We Are Social e a plataforma Hootsuite, revela que o brasileiro é o terceiro no ranking de quem passa mais tempo na internet: são cerca de 9 horas diárias navegando pela web. O país também aparece entre os primeiros quando o assunto é o tempo gasto nas redes sociais: mais de 3 horas diárias.
Portanto, cada vez mais presentes na vida dos brasileiros de todas as idades, as redes sociais deixaram de ser apenas plataformas de postagens e compartilhamento de opiniões pessoais e passaram a ser também um grande ambiente de negócios para empreendedores de todas as áreas. Por isso, é fundamental reconhecer a importância de campanhas direcionadas para cada público alvo para se destacar entre os concorrentes e alavancar os resultados das ações
Gustavo Mota, CEO da WeDoLogos, agência de design para PMEs, listou algumas dicas para criar uma boa estratégia para gerar resultados nas redes sociais:
Informações abundantes que facilitam o processo de decisão de compra
Com o aumento da presença de empresas na internet, a disponibilidade de informações sobre os mais diversos mercados e assuntos é enorme. Isso significa que um potencial cliente terá oportunidade de comparar características e benefícios de produtos e serviços. Com isso, o empreendedor deve preocupa-se com o quanto de informações o público potencial terá sobre os produtos ou serviços e quais as razões que o faria tomar uma decisão. Ter um site institucional é fundamental para ser encontrado em sites de busca e é uma outra grande oportunidade de oferecer informações valiosas, inclusive, atuando de forma integrada às redes sociais. Para isso, o empreendedor precisa entender quais são os diferenciais da empresa em relação aos concorrentes e fazer com que, através das redes sociais, blog e site, os clientes saibam disso. “A qualidade de informações é, sem dúvida, um grande benefício que a internet proporciona aos consumidores. A empresa se aproxima do público alvo e demonstra sua preocupação com a clareza e relevância das informações que disponibiliza. Isso gera segurança e fortalece a confiança em realizar um negócio”, explica Gustavo Mota, CEO da WeDoLogos.
Conteúdos relevantes nas redes sociais
Além de informações específicas sobre a empresa, soluções e diferenciais competitivos, a internet é um excelente local para compartilhamento de conteúdo sobre o universo daquele mercado, de forma mais ampla e menos comercial. “Uma empresa de alimentos, por exemplo, ao invés de publicar assuntos claramente publicitários como ‘compre nosso leite condensado’, pode criar conteúdos informativos e ensinar a fazer um delicioso bolo, passar a lista de ingredientes e indicar onde comprá-los, tudo isso gratuitamente”, exemplifica Mota. Isso aumenta o engajamento com público e o reconhecimento com a marca como uma autoridade sobre o assunto.
Como o público enxerga a marca?
A qualidade das informações e conteúdos que uma empresa disponibiliza nas redes sociais diz muito sobre ela. Isso faz do social marketing um excelente termômetro de como o público, em geral, enxerga e se relaciona com uma marca e produtos. “É preciso se lembrar de explorar o maior número de sentidos e sensações de uma audiência. Isso inclui materiais de vídeo e áudio, textos e, essencialmente, ótimas imagens. Tudo o que for veiculado sobre uma marca nas redes sociais deve conter a identidade visual, que é a base de como a empresa se apresenta ao público e a mensagem que deseja transmitir”, explica Mota. O potencial de alcance das redes sociais é cada vez maior, então é fundamental estar atento a esses detalhes. Assim como toda ação de comunicação e marketing, as redes sociais precisam atender aos objetivos da empresa, ou seja, o posicionamento e a imagem que se deseja atingir.