Todo empreendedor sabe que o tema contratação de funcionários é complexo. Saber se aquele aspirante a colaborador da empresa vai corresponder efetivamente ao mínimo exigido para a função não é fácil. Nesse cenário, as redes sociais profissionais surgem para auxiliar as empresas a empregarem pessoas de forma mais acertada.
A mais conhecida delas é a americana Linkedin. Considerada a maior rede social profissional do mundo – com mais de 300 milhões de profissionais cadastrados, sendo 16 milhões só no Brasil – a ferramenta ajuda no contato profissional, na manutenção do networking e nos negócios em geral.
Como exemplo brasileiro, surge o Joins, também uma rede social profissional na qual é possível consultar as avaliações disponíveis de pessoas e empresas. Independente da plataforma de interação, essas redes sociais possibilitam que as organizações tenham acesso a diversas informações sobre os candidatos às vagas, facilitando a identificação do perfil mais adequado à empresa.
E foi justamente por enfrentar inúmeras dificuldades com a contratação de funcionários que o empreendedor Felipe Rodrigues criou o Joins. Ele conta que teve muitos problemas ao contratar pessoas que não tinham o conhecimento e expertise que disseram nas entrevistas e apresentações. “A lista de profissionais incompetentes que contratamos que demonstraram falta de comprometimento e foram totalmente antiéticos foi grande”, revela. Porém, essas vivências trouxeram certa experiência em relação a contratações e, com esse know how, o empreendedor juntamente com seu sócio Tiago Brandão resolveram ajudar outros empreendedores que estão começando a realizarem contratações mais eficazes. O Joins oferece às empresas um banco de dados para ser consultado se uma empresa ou profissional é confiável e se possui as qualidades que o empresário busca antes de contratar um novo funcionário ou fechar um novo negócio. A base para essas referências vem das avaliações e recomendações recebidas de pessoas que já trabalharam com os profissionais ou fizeram negócios com as empresas citadas.
Além disso, Rodrigues acrescenta que o trabalho do Joins vai focar as pequenas empresas, pois são elas que enfrentam a maior dificuldade para contratar. A rede social funciona, então, como o primeiro contato entre as empresas e os profissionais. E permite também possíveis parceiras de negócios. A ideia de Rodrigues é que as empresas tenham um canal para disponibilizar as recomendações de serviços já prestados, sendo um diferencial na hora de fechar um novo negócio. As empresas que forem bem recomendadas também terão a possibilidade de se conectarem com profissionais e outras empresas que são seu público-alvo para oferecer seus serviços. Trocas de cartão de visita via celular, ofertas de vagas de empregos e sugestões de novas empresas que estão sendo bem recomendadas integram outras funcionalidades que o Joins disponibiliza para empresas e profissionais.
Atualmente, o Joins tem em seu banco de dados 91 empresas e 1.675 profissionais cadastrados. Entretanto, os sócios do Joins pretendem expandir esses números até as marcas de 100 mil profissionais e mais de 10 mil empresas ativas no canal. Para atingir a meta, Rodrigues conta que primeiramente estão trabalhando para tornar o Joins útil para o cotidiano do profissional e da empresa, fazendo com que eles sempre voltem e convidem outras pessoas para entrar na rede.
Os empreendedores também estão desenvolvendo outras funcionalidades que ajudam o profissional, entre elas, busca por vagas de empregos, conexão com outros perfis de outras áreas e um aplicativo mobile para ajudar na troca de cartão de visita. Futuramente, os fundadores do Joins planejam tornar a rede um ponto de referência para consultar o histórico das empresas ou as referências de profissionais. “Queremos participar da comunicação de empresas vinculando seus perfis do Joins com suas habilidades e recomendações recebidas em seus sites e assinatura de e-mails. Pretendemos também nos aprofundar na área de RH e seleção de profissionais”, destaca Rodrigues.
Na visão do master coach e gestor de carreira, João Vitor Gasparetto, as redes sociais profissionais auxiliam as empresas a terem referências sobre detalhes importantes para contratação de funcionários. Isso porque, como é o caso do Linkedin, muitas pessoas trocam informações profissionais nesta rede e ela se torna uma excelente fonte de informação. De acordo com Gasparetto, os avanços tecnológicos são incorporados pelas mais variadas vertentes que compreendem uma organização e com a área de RH não poderia ser diferente. Até mesmo as redes sociais que não são profissionais como o Facebook permitem que as empresas localizem pessoas com o perfil que tanto desejam para integrarem seus times. “A tecnologia mudou definitivamente a vida de quem atua em RH”, constata Gasparetto.
O master coach e gestor de carreira afirma ainda que os processos de contratação se tornaram mais rápidos com a utilização das redes sociais nos processos de recrutamento e seleção. Mas se tudo ficou mais rápido para os recrutadores, a velocidade com que os participantes de processos seletivos que por algum motivo ficaram insatisfeitos também podem compartilhar as suas reclamações sobre a empresa nestas redes. Para evitar esse tipo de situação, Gasparetto aconselha as empresas a realizarem processos de seleção bem planejados.
Outra prática que está muito presente nos recrutamentos hoje são as entrevistas por webcam. Em função da dispersão geográfica e para evitar longo tempo de deslocamento, as entrevistas on-line se tornaram rotineiras. Sobre essa tendência, Gasparetto defende que não é aconselhável realizar todo o processo a distância, porque se faz necessário analisar o candidato pessoalmente também. “O comportamento do candidato pode variar entre uma entrevista via webcam e pessoalmente o que torna o contato pessoal sempre relevante”, enfatiza.
Certamente, é consenso que as redes sociais têm um papel cada vez mais importante na busca por novos talentos. Através delas, muitas empresas têm acesso a diversas informações sobre os candidatos, facilitando a identificação do melhor perfil. E para que as empresas possam encontrar de forma mais fácil os candidatos ideais para suas vagas, Gasparetto aconselha a divulgar as vagas de modo mais eficiente possível, definindo bem as atividades e responsabilidades do posto. Fazer uma boa filtragem dos candidatos antes das entrevistas, usando a tecnologia para minimizar custos e agilizar os processos, manter um banco de dados para potenciais candidatos e buscar verificar as referências antes de contratar um profissional integram as regras básicas para o sucesso em uma contratação, citadas por Gasparetto.
Via: Empreendedores
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