Há cerca de cinco anos, reitores, desenvolvedores e especialistas no sistema educacional começaram a lidar com uma (r)evolução poderosa: o surgimento de novas plataformas de educação online. Elas se tornaram símbolo de uma era de aprendizado flexível e acessível e ganharam o apelido de MOOCs (“Massive Open Online Courses”). Em 2012, em uma matéria de capa, o jornal The New York Times declarou que aquele havia sido o “Ano dos MOOCs”. Não à toa. Coursera, edX e a Udacity, fundada por Sebastian Thrun, ex-VP do Google, nasceram naquele ano. Um único curso gratuito sobre inteligência artificial online dado por Thrun atraiu 160 mil pessoas de 190 países.

Com videoaulas, quizzes e aulas presenciais filmadas, os MOOCs conquistaram milhões de fãs pelo mundo. Bastava ter um computador, acessar uma plataforma e se conectar. A chance de estudar estava ali, bem à sua frente. Afinal, a grande maioria era gratuita ou de baixo custo se comparada ao ensino das escolas de negócios tradicionais.

No Brasil, entre os MOOCs que ganharam evidência, estão a Veduca, da USP, e a eduK, que tem como sócio Bernardinho (sim, o ex-técnico de vôlei). São cursos pequenos, rápidos, prontos para resolver um dilema, um problema ou desenvolver uma habilidade. Coursera, edX e Udacity não ficaram para atrás e também já possuem cursos em português.

Em 2014, segundo levantamento da Class Central, uma plataforma de busca de MOOCs, já existiam mais de 2 mil deles por aí. Em 2016, o número ultrapassou 4 mil. As universidades também perceberam que ter um MOOC era necessário para diversificar o seu negócio e oferecer opções de ensino online e à distância. Atualmente, mais de 800 já lançaram ao menos uma plataforma online, segundo a Class Central. O levantamento, divulgado em janeiro deste ano, mostra que o número de MOOCs ultrapassou 9,4 mil com 78 milhões de usuários inscritos em algum curso até o final de 2017.

Navegue por estas plataformas e você encontrará uma oferta tão variada quanto excêntrica: cursos de técnicas de xadrez, python, robótica, chinês, artes, ciência, pintura, bitcoin, ciência de dados e até budismo. Abaixo, confira cinco cursos curiosos que selecionamos de MOOCs famosos. Como você poderá perceber, o conhecimento buscado hoje vai muito além de estratégia ou finanças:

  • Voo Autônomo (Domine a Engenharia dos Drones e Veículos Voadores) – disponível na Udacity
  • Game Theory (Teoria dos Jogos), de Stanford – disponível no Coursera
  • The Foundations of Happiness at Work (Os Fundamentos da Felicidade no Trabalho), da Berkeley – disponível na edX
  • World of Wine: From Grape to Glass (O Mundo do Vinho: da Uva ao Copo) – disponível na edX
  • Learning How to Learn: Powerful mental tools to help you master tough subjects (Aprendendo a Aprender: Ferramentas mentais poderosas para te ajudar a lidar com assuntos difíceis) – oferecido pela Universidade de San Diego

Certificados de aprendizado

Um MOOC não vai substituir um MBA ou uma pós-graduação. E nem é esta sua finalidade. Tampouco vai fornecer uma trajetória de ensino linear. Com tantas ofertas disponíveis e acessíveis, esses cursos mostraram-se uma boa opção para o profissional ir desenvolvendo habilidades ao longo da vida, de forma contínua. Dentro dessas plataformas, é o aluno que precisa buscar o que quer estudar, montando como bem quiser o seu roteiro de aprendizado. “As aulas são projetadas para desenvolver ou avançar habilidades críticas para uma carreira específica”, diz Anant Agarwal, CEO da edX. Na edX, por exemplo, os cursos mais buscados pelos brasileiros são: The Architectural Imagination, Justice e Introduction to Computer Science, os três de Harvard, Academic and Business Writing, de Berkeley, e o curso preparatório oficial para o TOEFL.

Em um mundo de transformação digital, onde a automação ameaça a existência de certas carreiras — e cria outras para as quais a faculdade tradicional não prepara os profissionais — os MOOCs são vistos como uma forma rápida, barata e prática de se atualizar para os desafios e demandas do dia a dia.

Os alunos de MOOCs também podem receber um certificado atestando que adquiriram uma nova habilidade, conhecimento técnico (idioma ou linguagem de programação, por exemplo) ou soft skills (as chamadas habilidades comportamentais). “Os certificados prometem ser úteis em mundo que exigirá aprendizagem contínua ao longo de toda a vida, diz Agarwal. Os certificados são também uma forma de as empresas por trás dos MOOCs faturarem. No Coursera, por exemplo, a maioria dos cursos são gratuitos e o aluno só paga se quiser receber um certificado (preço inicial de US$ 50).

Os MOOCs não são unanimidade, porém. Há quem defenda que eles geram um aprendizado superficial, sem o feedback necessário e sem estímulos para garantir que os alunos terminem os cursos. Pesquisa muito citada por executivos de educação, do site Online Course Report, apontou que apenas 5% dos estudantes, em média, terminam um MOOC. O maior problema? Motivação. “Quando os MOOCs surgiram, criou-se a expectativa de que eles iriam resolver todo o problema da educação, pois democratizam o ensino. Porém, percebeu-se na prática que a realidade era mais complicada”, diz Carlos Souza, diretor-geral da Udacity para América Latina.

Algumas empresas perceberam, então, que precisavam mudar o formato de seus MOOCs. Não bastava colocar um vídeo gratuito e oferecer flexibilidade de ensino. As pessoas não iriam perder seu tempo se sentissem que não estavam aprendendo. Muitas plataformas estreitaram seus laços com empresas e universidades, além de investir em novos formatos digitais.

Para aumentar o engajamento e estimular que mais alunos finalizassem os cursos, a Udacity, por exemplo, mudou seu foco. Começou a desenvolver cursos online mais elaborados, chamados de “nanodegrees” (“micrograduações), com novas ferramentas. Foi uma “evolução” dos MOOCs iniciais que a empresa oferecia, segundo Souza. Com duração média de seis meses, os nanodegrees ofecerem também atividades práticas, como projetos, para que o aluno aplique o conhecimento aprendido. O grande diferencial, segundo o executivo, é que os projetos são revisados por especialistas e o profissional recebe um feedback sobre aquilo que está desenvolvendo. “Vimos que o grande problema dos MOOCs, em geral, era que o aluno não recebia feedback. Ele não sabia se, de fato, havia aprendido aquilo”, diz.

Hoje, grande parte dos cursos da Udacity é estruturada em parceria e a partir de demandas de empresas como Google, Facebook, IBM, Uber e Amazon. É possível, por exemplo, fazer um curso na plataforma para se tornar engenheiro de software para projetar voos de drones ou carros autônomos. Os nanodegrees da Udacity custam US$ 199 por mês, em média.

Nos últimos anos, o termo nanodegree virou sinônimo no mercado para um aprendizado de formação rápida, com objetivo específico e customizada. Um produto direto dos MOOCs.

Os MOOCs representam apenas uma pequena parte das mudanças recentes que estão revolucionando a educação executiva. Novas empresas surgiram com a promessa de oferecer conhecimento prático e rápido sobre a transformação digital e novas plataformas prometem criar treinamentos corporativos mais eficientes. Já as escolas tradicionais reinventaram seus MBAs e agora apostam em modelos mais baratos e sob demanda.

 

Fonte: Newtrade
Por que você deveria saber o que são os MOOCs

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