Quando uma empresa está em evolução, o número de clientes também cresce e assim fica mais fácil perder o controle sobre algumas informações, como quantas negociações estão em andamento e qual a fase em que está cada processo de venda.
Pensando em ajudar a solucionar estes problemas, a empresa Plug CRM (www.plugcrm.net), software online de gestão de negócios para pequenas e médias empresas, realizou uma pesquisa e acompanhou seus clientes. O resultado da equipe de Vendas, Relacionamento e Marketing foi que os quatro problemas mais frequentes dessas equipes possuem a mesma inicial: a letra F.
Então, o Plug CRM desenvolveu a metodologia dos 4 F’s das vendas. São eles: Follow-up, Funil de Vendas, Foco e Feedback. Após o mapeamento desses fatores, a equipe percebeu que o desempenho dos vendedores crescia, de acordo com a aplicação dos conceitos, e a gestão comercial fica mais simples e leve. Por isso, os 4 F’s das vendas podem ser implementados em todo tipo de empresa: das menores às maiores. Toda essa expertise virou o ebook 4F’s das Vendas, que é gratuito e pode ser baixado aqui: http://4fsdasvendas.plugcrm.net/
No material é explicado que um dos pilares da estratégia dos 4 F’s, está baseado no uso de um software de CRM (Customer Relationship Management), ou um sistema de gestão do relacionamento com os clientes, em tradução livre. Sem ele, dificilmente uma empresa conseguirá implementar os 4 F’s de maneira sólida. E para te ajudar a implementar esta técnica, confira as dicas de Luis Lourenço, CEO da Plug CRM:
Follow-up:
O follow-up nada mais é do que o acompanhamento que o profissional de vendas faz junto aos clientes. No dicionário de vendas, follow-up é sinônimo de persistência, já que 98% das vendas não são feitas no primeiro contato. A verdade é que a maioria delas só se concretiza após o sétimo diálogo.
Aí vão algumas dicas: crie e-mails, conteúdos, cases, índices, análises de negócios e outros documentos que possam dar uma noção para seus clientes de como a empresa pode ser útil. Depois de contatar o prospect, envie a ele informações periódicas. Ou seja, esteja sempre presente na vida desse cliente e mostre-se sempre disponível e disposto a ajudá-lo. Outra dica é usar um CRM online, como o Plug, para manter atualizado o histórico com clientes e programar as tarefas.
Funil de Vendas:
É o processo que conduz seu cliente desde o momento em que toma conhecimento do seu produto até a efetivação do negócio. Assim, quem quer vender, precisa ter um funil de vendas bem definido. Só assim é possível saber em qual etapa está cada um dos negócios da empresa.
Nessa hora entram as métricas, que ajudam nas melhorias dos resultados. Um funil de vendas com boas taxas de conversão é um desafio! É preciso foco, o terceiro “F”.
Foco:
Focar é uma tarefa difícil, porque nos dá a sensação que estamos perdendo oportunidades. Mas a verdade é que estamos ganhando. Quando o volume de clientes aumenta, não adianta querer negociar com todo mundo. Por isso, a empresa precisa ter um processo de qualificação e identificação dos desejos e do engajamento dos clientes. Nesta fase, toda informação que pode ser filtrada, torna-se importante para que você diminua sua área de atenção e foque nas oportunidades certas. Quando há um processo de qualificação e possibilidade de filtragem constante, a empresa pode focar naquilo que realmente importa e converter melhor seus clientes – sem perder tempo com quem não interessa.
Feedback:
O feedback é uma via de mão dupla muito importante para a manutenção do relacionamento com o cliente, que obtém informações relevantes sobre a empresa. Ele faz parte do processo de pós-venda. É importante lembrar que um cliente satisfeito é garantia de propaganda positiva.
Fonte: Falando de Varejo
….