A pandemia deu origem a novas formas de consumo que aceleraram alguns processos digitais no comércio. Nesse cenário de fortalecimento das compras on-line, o omnichannel deve ser considerado pelas empresas como uma importante estratégia de negócios e uma eventual vantagem competitiva, diz o professor e especialista em varejo da ESPM Rio, Daniel Kamlot, focando em um público que deseja empreender ou mesmo para aqueles que precisam manter suas empresas ativas e com resultados positivos.
O omnichannel já era uma tendência varejista responsável por agregar valor no ambiente comercial, capaz de auxiliar várias empresas na redução da distância entre o off-line e o on-line. A pandemia só fortaleceu essa integração. “A conexão dos canais é uma enorme vantagem competitiva”, diz Kamlot. “O consumidor quer a facilidade de comprar pelo site, tirar dúvidas pelo WhatsApp, acompanhar a compra pelo aplicativo. Isso tudo, sem ter de iniciar processos para cada dúvida.”
Kamlot acredita que, com o aumento do desemprego e a carência de vagas no mercado, muitas pessoas podem usar o dinheiro do seguro desemprego para empreender, e o conhecimento das vantagens do omnichannel pode ser útil àqueles que conseguirem fazer uso da estratégia. Segundo dados divulgados pela Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia, no acumulado do ano, de janeiro a julho, foram contabilizados 4.521.163 requerimentos de seguro-desemprego, um aumento de 11,1% em relação ao mesmo período de 2019.