“No fim das contas, todas as pessoas, de todas as gerações, querem se sentir ouvidas, percebidas. Como humanos, prosperamos quando interagimos”
Comprar on-line ou em lojas? Que pensamento antigo! Mas, essa foi a questão que eu tive que encarar recentemente, quando percebi que estava precisando muito de tênis novos, uma vez que os meus antigos estavam gerando dores nas canelas. Como a maioria dos Millennials, eu primeiro pesquisei na internet. Sites como o da Zappos e o da Amazon Prime oferecem frete grátis, contanto que você espere dois dias para receber a entrega. Mas, sem ter certeza de que o calçado serviria, fui a uma loja próxima.
Passei a hora seguinte conversando com colaboradores, testando diferentes modelos e marcas e correndo pelo quarteirão para testar cada um dos pares. Finalmente, encontrei meu tênis novo. Por mais que o preço em loja fosse U$ 20 mais caro, a loja oferecia uma garantia de 60 dias. Eu poderia usar o calçado para correr, andar, caminhar, entre outras atividades, por 60 dias e, se decidisse que eles não estavam bons, eu poderia devolver o tênis e receber o meu dinheiro de volta – sem responder a nenhuma pergunta. Eu nem precisaria da caixa! Isso é satisfação garantida.
Eu saquei meu cartão e saí da loja usando meu novo tênis, com minhas solas e minha alma renovadas. Além de ter um tênis novo, eu passei uma hora rindo, conversando e conhecendo novas pessoas na minha cidade – que já chamo de casa. Aquela experiência de “satisfação garantida” para a alma e para os pés não teria existido se a compra fosse feita pela internet.
Compras em lojas físicas não são padrão para os Millennials. Nós amamos a facilidade das compras on-line, disponíveis 24/7, disponíveis em nossos celulares e computadores. Somos a geração que satisfaz grande parte das necessidades por meio de aplicativos. Nosso maior dilema não é se nosso tamanho está disponível na loja, mas quanto custa o frete.
Nós, Millennials, amamos compras on-line, porque elas não geram qualquer tipo de cansaço para encontrar o que precisamos de fato e para fazer comparações com mais facilidade. Um estudo recente da KPMG mostrou que “consumidores na Ásia, América do Norte e Europa Ocidental são mais propensos a comprar on-line, enquanto compras individuais no Leste da Europa, na Rússia, no Oriente Médio e na África são menos frequentes”.
Contudo, no caso da compra on-line, a interação humana é ausente – algo que percebo que é demandado pela minha geração. Millennials, tão dependentes da tecnologia no trabalho, às vezes se interessam pela oportunidade de construir relacionamentos, encontrar novas pessoas e encontrar uma comunidade.
Quanto mais nos conectamos à tecnologia, começamos a sofrer pela falta de conexões profundas, porque nos desconectamos da sociedade. Eu acredito que esse é o motive pelo qual há cada vez mais buscas por relacionamentos on-line e clubes recreativos. No fim das contas, todas as pessoas, de todas as gerações, querem se sentir ouvidas, percebidas. Como humanos, nós prosperamos quando interagimos e quando nos sentimos necessários.
Como é possível se reconectar com essa geração que, por mais que queira estar conectada tecnologicamente, anseia por se sentir conectadas? Para atrair Millennials para o seu negócio, repense sua loja, diante dos seus métodos. Volte para suas raízes e crie um ambiente que se assemelhe a uma forte comunidade. Com satisfação garantida para sua alma.