A L’Occitane quer abrir espaço no segmento de itens orgânicos com a compra da Elemis. Mercado de cosméticos tem passado por concentração avançada desde 2017
Na maior aquisição de sua história, a empresa de cosméticos de luxo L’Occitane International comprou a marca de cosméticos e beleza Elemis. O acordo anunciado é de cerca de 900 milhões de dólares.
A Elemis pertencia à Steiner Leisure Ltd, empresa americana de private equity que possui um vasto portfólio de investimentos locados principalmente no mercado de bens de consumo.
Segundo a Bloomberg, a aquisição tem como objetivo abrir espaço no mercado de loções orgânicas, onde a Elemis tem importante participação, em especial nos mercados dos Estados Unidos e do Reino Unido.
Novos consumidores
A compra da Elemis não se restringirá a ampliar o mercado da L’Occitane apenas pelos mercados tradicionais, mas também em mercados ascendentes. A China tem visto sua demanda por produtos de beleza e de luxo crescer exponencialmente, o que tem feito a rival da L’Occitane, a L’Oreal a investir pesado no País. A busca das entrantes no mercado chinês é principalmente pelo mercado de jovens endinheirados.
Segundo o estudo Bloomberg Intelligence, com a compra da Elemis, a L’Occitane deverá atingir sua meta de vendas de 1,7 bilhão de euros ou 1,95 bilhão de dólares em dois anos. O estudo aponta ainda que a empresa poderia lançar itens exclusivos para a China, Hong Kong e EUA, que estão impulsionando o crescimento da receita para contrapor uma desaceleração na Europa.
Mercado efervescente
O mercado de cosméticos segue bastante agitado depois da aquisição da Body Shop pela Natura (a marca pertencia à L’Oreal) por cerca de 1 bilhão de euros em 2017. Naquele ano, a Unilever também adquiriu a maior fabricante de produtos de beleza da Coreia do Sul, a Carver Korea Co, por 2,27 bilhões euros.