O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, na quarta-feira (23/09), a aquisição, pela rede Supermercados BH, do grupo Supermercado Sales. A autorização do Tribunal à operação foi condicionada à venda de uma unidade de supermercado no município de Carandaí (MG) a outra empresa concorrente.
O negócio entre a BH e a Sales envolve a aquisição de 14 pontos comerciais de varejo de autosserviço (com mais de três caixas ou check-outs) distribuídos em dez municípios de Minas Gerais, e de três postos de combustíveis localizados em Barbacena, São João Del Rei e Ubá.
De acordo com o conselheiro relator do caso, Mauricio Oscar Bandeira Maia, as empresas envolvidas no ato de concentração são concorrentes diretas no segmento de supermercados de autosserviço em Belo Horizonte, Juiz de Fora, Contagem, Conselheiro Lafaiete e Carandaí. Desse modo, a compra da Sales pela BH poderia reduzir a competição nessas localidades. Já com relação aos postos e às unidades de varejo das outras cinco regiões ficou comprovado que a operação gerou apenas substituição de um agente econômico por outro.
A análise concorrencial demonstrou que as condições de rivalidade atuais e a possibilidade de novos entrantes no setor de varejo de autosserviço são suficientes para afastar possíveis efeitos prejudiciais à concorrência em quase todos os municípios nos quais a BH e a Sales competiam antes de fecharem o negócio. A exceção, segundo Bandeira Maia, diz respeito a Carandaí, por que não foram identificadas na cidade outras grandes redes capazes de rivalizar com a BH. Desse modo, a empresa teria potencial de exercer poder de mercado nessa região.