Os millennials têm ditando as mudanças no comportamento de consumo e atraí-lo para dentro da companhia é uma boa estratégia para quem pretende fazer sucesso com este público.
A SmartFit está entre as redes de academias líderes do País, com forte público millennial. Com preços mais em conta e experiências que remetem à saúde muito mais que ao um corpo das capas de revista, a academia tem encontrado inspiração dentro de casa para crescer.
Diogo Corona, diretor de expansão da SmartFit, é o millennial por trás do crescimento. Com 380 lojas da marca na conta, estima que vai abrir mais 80 lojas no Brasil e outras 60 no exterior até o fim do ano. O segredo para o sucesso, na visão dele, é a colaboração e troca de experiências com outros jovens.
“Temos uma política de estimular nossos funcionários. Na SmartFit não há uma hierarquia clara, como essa que apresentamos ao mercado. Lá, todo mundo pode ter ideias e colocá-las em prática, até as que eu não concordo”, diz.
Entre os estímulos que Corona promove está promover viagens internacionais para seus funcionários. No retorno ao trabalho, nada de relatórios ou reuniões sobre experiências, todos eles têm autonomia para fazer o que quiserem durante os passeios.
“Não cobramos nada em troca porque acreditamos que os insights vêm com o tempo. Ninguém consegue ter boas ideias quando está pressionado a tê-las. Queremos que os nossos funcionários se sintam tão relaxados que encontrem soluções em momentos simples da vida, como quando estão em um bar ou vivendo outro problema na vida pessoal”, completa.
Cultura
Para manter a casa em ordem, Corona aposta na criação de uma cultura de inovação. Na visão dele, com o novo comportamento incorporado à empresa, novas ideias podem surgir com mais facilidade.
“Nossa empresa já testou muita coisa e percebemos que o que funciona é não delegar a função de inovação para alguém. Apostamos em fazer inovações incrementais, do cotidiano, observando o comportamento dos clientes e fazendo algo para melhorar essa experiência.”, diz.