Muitas das tecnologias a que temos acesso hoje e que facilitam nossas vidas são a digitalização de processos já conhecidos no mundo off-line. A página de um portal de notícias, por exemplo, assemelha-se a um jornal. O Google, por sua vez, lembra os processos de indexação das bibliotecas. E os feeds das redes sociais levaram para a internet aquela interação do dia a dia com amigos e familiares.
Esse elo entre o offline e o online foi discutido por Ricardo Sangion, chefe do Pinterest para a América Latina, durante o Rakuten EXPO 2017, que aconteceu no dia (05/10/17), em São Paulo. O executivo também mostrou como essa conexão pode render frutos positivos para os negócios.
Segundo ele, o ato de colocar produtos do mundo desconectado na rede e utilizar ferramentas virtuais que facilitem a experiência do usuário na hora de encontrar o que ele busca pode ajudar empresas a impulsionar tráfego e vendas. “O Pinterest é a plataforma social mais popular para encontrar produtos”, disse Sangion.
“Uma boa estratégia é se apropriar de momentos para promover a empresa”, defendeu o executivo, que deu como exemplo a Petplan, seguradora de animais de estimação. “Eles aproveitaram a proximidade com o Halloween para fantasiar animais e criaram uma pasta dentro do Pinterest, com marcações sobre o assunto, para atrair pessoas que se interessavam por isso.”
De acordo com ele, em alguns poucos meses, o Pinterest se tornou a segunda maior fonte de tráfego vindo das redes sociais da Petplan, gerando 69% mais visualizações de página e competindo em desempenho com o Facebook. “Temos a missão de ajudar pessoas a descobrirem o que elas amam — isso que é o ponto forte. Você pega exemplos reais e, a partir deles, inspira-se e planeja a sua vida.”