Levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) mostra que os dois primeiros meses foram bons para o setor no estado
O volume de vendas do varejo paulista aumentou 5,1% nos dois primeiros meses de 2018 em relação ao mesmo período do ano passado. O destaque fica por conta dos segmentos de bens duráveis, responsáveis pelos maiores crescimentos no bimestre.
O ramo de lojas de departamentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, por exemplo, vendeu 24,2% a mais, enquanto o de móveis e decorações registrou alta de 23,9%. Os números são da pesquisa ACVarejo, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O levantamento é elaborado mensalmente pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP, com informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.
“O comércio do estado cresce de forma sólida e tende a registrar taxas cada vez maiores até pelo menos o fim do primeiro semestre, recuperando parte das perdas dos últimos anos. Esse movimento é incentivado pelos aumentos de renda, emprego e crédito, pela redução dos juros e pela ampliação dos prazos de financiamento. Favorece principalmente os produtos de maior valor, vendidos a prazo”, diz o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti.
Ele lembra que a realização da Copa do Mundo ajuda a puxar a venda de, especificamente, um bem durável: o televisor. O único segmento com queda de vendas no primeiro bimestre foi outros tipos de comércio varejista (-4,3%), que incorpora empresas de menor porte e revendedoras de combustível. O ramo de farmácias e perfumarias ficou estável.
Regiões
Das 20 regiões paulistas analisadas pela pesquisa da ACSP, somente o ABC registrou queda no volume de vendas (1,1%) no bimestre de abertura de 2018, em relação ao mesmo período de 2017. A maior alta foi registrada na região de Campinas (12,4%).