Um dos mais importantes retratos do segmento e espaço de reflexões sobre temas relevantes, o Prêmio Top 25 do Franchising Brasileiro revelou seus destaques na terça-feira (1/10), durante o Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios. A 6ª edição da premiação teve como tema “Cultura Organizacional e Liderança nas Redes de Franquias”.
Em 2019, o estudo foi inspirado em literaturas sobre o tema e em pesquisa publicada na Harvard Business Review.
De 15 de julho a 14 de agosto, o questionário foi respondido por 300 franqueadoras de grande, médio e pequeno porte de todo o país, sendo que 95% dos respondentes estão majoritariamente, em posições no alto escalão de gestão, como sócio, fundador, presidente, C-Level, diretor, gerente ou coordenador.
“A cultura de uma empresa é uma norma seguida por todos, mas que não está escrita em nenhum lugar. Ela apenas existe. É o que determina o que é encorajado, desencorajado, aceito ou rejeitado pelo grupo. São os valores, padrões e as crenças que moldam o comportamento das pessoas da companhia. Ela é modelada pela experiência acumulada por seus elos ao longo dos anos, a forma de conduzir as decisões e até mesmo a forma com que as pessoas se relacionam”, diz Lyana Bittencourt, sócia-diretora do Grupo Bittencourt.
Segundo o estudo, a cultura tem características que a diferenciam do clima organizacional ou do valores da companhia, por exemplo. Ele é compartilhada por todos, difundida, duradoura e implícita.
A pesquisa publicada pela Harvard Business Review em 2018 trouxe uma forma mais tangível de identificar os traços e estilos culturais vigentes – no plural, porque geralmente uma combinação deles é que determina a sua forma de ser.
O estudo contou com a participação de empresas franqueadoras dos setores de: alimentação, moda, saúde, beleza e bem estar, serviços educacionais, casa e construção, serviços e outros negócios, limpeza e conservação, serviços automotivos, comunicação, informática e eletrônicos, entretenimento e lazer, hoteleira e turismo.
Constatou-se que 61% das empresas já implantaram mudanças em sua cultura organizacional – sendo que 50% do total já tiveram alterações em razão das mudanças do ambiente (cenário econômico, político) e 11% possuem uma organização completamente diferente.
O estudo trabalhou a cultura sobre três aspectos: ambiente; relacionamento; e liderança. Além disso, identificou o perfil da cultura e da liderança nas redes de franquias, dos setores predominantes no estudo: alimentação, moda, saúde, beleza e bem estar e serviços educacionais.
Lyana destaca que dentre as reflexões que o estudo proporcionou está o fato de que a cultura forte traz resultados muito positivos para os negócios quando alinhada à estratégia e liderança. Do mesmo modo, a consultora indica que é possível melhorar o desempenho organizacional por meio da mudança de cultura, mas antes se faz necessário conhecer a cultura existente para então começar a moldar e cultivar uma cultura alvo.
“Por fim, o estudo aponta que nada vai substituir a habilidade do líder em utilizar os traços fortes da cultura em favor da estratégia ou de reconhecer em seus times aqueles que são capazes de apoiá-lo a promover a mudança cultural. Por isso, a mudança deve começar nas entranhas da companhia, e não em ações de recursos humanos”, destaca Lyana.
TOP 25 DO FRANCHISIG BRASILEIRO
Sempre alinhada com o estudo anual, a premiação dos TOP 25 do Franchising Brasileiro seleciona, dentre as empresas participantes, aquelas que melhor representam o seu tema, ou seja, aquelas que possam servir de exemplo e inspiração para outras empresas do setor. Conheça as empresas selecionadas:
AREZZO
Fundada em 1972, a Arezzo é hoje a maior marca de varejo de calçados femininos fashion da América Latina, reunindo conceito, alta qualidade e design contemporâneo. Hoje a rede de franquias Arezzo possui mais de 356 lojas distribuídas em 180 municípios e está presente em todos os estados brasileiros.
BIBI
Fundada em 1949, a Calçados Bibi produz mais de 2 milhões de pares ao ano. Presente em mais de 70 países nos cinco continentes, no Brasil está em mais de 3.500 mil pontos de venda multimarcas, além do e-commerce e de uma rede de franquias com mais de 100 lojas. A marca de calçados infantis é pioneira e líder em desenvolver produtos a partir de pesquisas e estudos científicos.
CASA BAUDUCCO
Criada em 2012, a Casa Bauducco resgata valores típicos de um negócio de família. Com mais de 50 unidades distribuídas em São Paulo capital e interior, Rio de Janeiro (capital e Niterói), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Vila Velha (ES), belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Balneário Camboriú (SC) o espaço traz na decoração a história da Família Bauducco. Ao todo, são mais de 70 itens deliciosos à disposição.
CASA DO CONSTRUTOR
A rede de franquias para construção civil é pioneira no segmento de locação de equipamentos de pequeno porte direcionados à construção civil, com 25 anos no mercado. Atualmente com 250 unidades e 150 franqueados, a rede tem como meta atingir mil lojas até 2025.
CAVERNA DO DINO
Criada em 2006, a Caverna do Dino oferece soluções para o enxoval do bebê e moda infantil. A marca possui mais de 40 lojas espalhadas pelo país. Nas lojas, é possível encontrar roupas e acessórios de qualidade e confortáveis com design contemporâneo.
CHILLI BEANS
Maior rede especializada em óculos e acessórios da América Latina, com mais de 800 pontos de venda no Brasil, e também em Portugal, Estados Unidos, Colômbia, Kuwait, Peru, México, Bolívia e Tailândia. Pioneira no conceito de ótica self service e primeira marca do segmento a inaugurar uma máquina de customização.
CHINA IN BOX
Maior rede do segmento delivery de comida chinesa da América Latina, a marca atua há mais de 20 anos no mercado de franquias. O China in Box adaptou os mais famosos pratos dessa culinária milenar ao paladar brasileiro. O cardápio da marca é bem variado, tendo mais de 50 opções entre entradas, pratos e sobremesas.
CNA
É uma das maiores e mais tradicionais redes de escolas de idiomas do Brasil, com mais de 45 anos de atuação no ensino de inglês e espanhol. Atualmente, cerca de 400 mil alunos estudam nas unidades da rede em aproximadamente 600 escolas localizadas em todo o território nacional.
GRAU TÉCNICO
Única rede de franquia em ensino técnico particular no Brasil, a rede oferece preparação para o mercado de trabalho em áreas como enfermagem, radiologia, administração, segurança do trabalho, eletrotécnica, logística, edificações, recursos humanos, dentre outros. Possui unidades em 18 estados e no Distrito Federal.
GRILETTO
É hoje a maior rede de grelhados do Brasil e uma das marcas que mais crescem no país em um segmento igualmente prolífero e competitivo. Oferece opção de alimentação em shoppings e centros comerciais. Desde 2015 o Griletto faz parte da Halipar um dos maiores grupos de alimentação do país.
HERING
A Hering, considerada uma das marcas mais amadas do Brasil, está presente na vida dos brasileiros desde 1880 e é reconhecida por mais de 90% da população nacional. Direcionada para os públicos masculino e feminino, carrega em seu DNA os atributos básico, original, espírito jovem, democrático e contemporâneo, tornando-se referência nacional em estilo de vida e de moda. Atualmente, a Cia Hering detém 719 lojas no Brasil e 20 no exterior, com presença no Uruguai, Bolívia e Paraguai.
HOME ANGELS
É uma empresa de Cuidadores de Pessoas que atua desde 2009. Está presente em todo o Brasil com mais de 100 unidades franqueadas certificadas. Os cuidadores são profissionais formados e treinados para prestar atendimento a pessoas que por circunstâncias transitórias ou definitivas, precisam de cuidados específicos.
IGUI
As empresas iGUi iniciaram suas atividades na cidade de Gravataí (RS), a partir da Indústria da Piscina, fundada em Junho de 1995. A marca iGUi foi criada em 2002, tornando-se uma das mais importantes franquias do país. Atualmente possui mais de 800 franquias, sendo 600 delas no Brasil. Tem mais de 40 fábricas e está presente em mais de 50 países nos cinco continentes.
IMAGINARIUM
Criada em 1991, a Imaginarium, marca do Grupo Uni.co, consolidou-se como a marca líder em presentes criativos e inovadores no mercado brasileiro, com até 400 novos itens lançados por ano. A marca contabiliza 254 operações exclusivas por todo o país: 242 lojas em shoppings e 12 lojas de rua. Em 2019, a Imaginarium prevê a abertura de mais 15 operações franqueadas e tem previsão de crescer 10%.
INFLUX ENGLISH SCHOOL
A rede está presente em todas as regiões do Brasil com mais de 150 escolas e mais de 50 mil alunos. Aplica um método inovador de ensino, que une duas das mais eficazes abordagens de ensino de línguas: abordagem Comunicativa e Lexical. Assim, oferece o ensino de inglês em nível avançado em dois anos e meio.
JORGE BISCHOFF
A rede de franquias conta com mais de 80 lojas exclusivas nos principais endereços de moda do Brasil e seus produtos também estão presentes em boutiques selecionadas em mais de 50 países, somando cerca de 700 pontos de vendas multimarcas. Três lojas-conceito são as grandes vitrines da grife – elas estão localizadas em Gramado, na Serra Gaúcha, na rua Oscar Freire, em São Paulo, e em Miami, nos Estados Unidos.
MCDONALD’S
A Arcos Dorados é a maior franquia McDonald’s do mundo, tanto em vendas totais do sistema como em número de restaurantes. A Companhia é a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe, com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios. A Companhia opera ou franqueia mais de 2.200 restaurantes McDonald’s com mais de 90 mil funcionários e é reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no América Latina.
MORANA
Uma das maiores redes de acessórios femininos do Brasil, presente em mais de 270 pontos de venda no país e Estados Unidos e Portugal. Está no mercado há mais de 15 anos, destacando-se como uma das marcas mais desejadas pelas mulheres, com design e peças exclusivas.
O BOTICÁRIO
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos, unidade de negócios do Grupo Boticário. Inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), a marca tem a maior rede franqueada de cosméticos do país com mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados. Presente em 15 países, há mais de 40 anos desenvolve produtos com tecnologia, qualidade e sofisticação – seu portfólio tem mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais.
PORTOBELLO SHOP
A marca tem em mais de suas 150 lojas espalhadas pelo Brasil, oferecendo uma experiência única de compra e apresentação de projetos. Toda loja conta com especialistas no assunto para realizar atendimento completo e personalizado que vai desde o entendimento da obra.
REI DO MATE
Hoje, a rede Rei do Mate conta com 300 lojas instaladas em 17 Estados. Com 40 anos de fundação e completando 27 anos de franchising, atualmente, é a maior rede de Casa de Mate do País e é considerada também uma das maiores e mais renomadas cafeterias no formato franchising.
INTIMISSIMI
Líder absoluta na Europa no setor do vestuário interior, a marca, fundada em 1996, está presente em 40 países no mundo com 1.390 lojas. Suas coleções propõem uma nova naturalidade na forma de viver a intimidade, mais doce e mais sensível às exigências das pessoas.
MAPLE BEAR
A Maple Bear oferece educação bilíngue canadense. São mais de 300 escolas de Ensino Infantil, Fundamental e Médio, em 16 países ao redor do mundo. No Brasil são mais de 100 escolas que não somente seguem, mas em muitos casos superam, as determinações do MEC, e oferecem ensino de excelência a 20 mil estudantes em todas as regiões do País.
RESERVA
Criada em 2004, a Reserva soma 70 lojas próprias nas principais capitais do Brasil, 22 franquias e tem presença em 1.400 multimarcas pelo país. A empresa se desdobrou em uma plataforma tecnológica e cinco marcas, que empregam 1,5 mil funcionários.
RI HAPPY
Líder absoluta no segmento de lojas de brinquedos do Brasil, a Ri Happy completou 30 anos de atividades em 2018 e busca oferecer um atendimento cada vez mais diferenciado e experiência de compra inesquecível para todos os clientes. A marca faz parte do O grupo Ri Happy, líder no mercado de brinquedos, atualmente conta com mais de 270 unidades espalhadas pelo Brasil e tem como missão estimular o desenvolvimento infantil por meio do brincar.
O 10º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios começou hoje e acontece até amanhã, 2 de outubro, no Teatro Santander, em São Paulo. Em nove edições, já recebeu mais de 9 mil executivos, dentre CEO’s, diretores e gerentes, de 2 mil empresas, incluindo as maiores redes de franquias e negócios do país.
Os debates contam com lideranças de destaque como Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza; Marcelo Bertini, presidente do Cinemark; Chieko Aoki, presidente da rede Blue Tree Hotels; Caito Maia, fundador e presidente da Chilli Beans; Augusto Lins, presidente da Stone; Greg Nathan, maior especialista mundial em relacionamento nas redes de franquias, entre outros.