Três homens explodiram um caixa eletrônico no shopping Pier 21, no Setor de Clubes Sul, no Distrito Federal, por volta das 4h30 desta terça-feira (6). Os suspeitos estavam armados e renderam os vigilantes do shopping.
Segundo a Polícia Militar, os suspeitos não conseguiram explodir o cofre do caixa, apenas a parte externa do equipamento. Sem conseguir levar nada, o trio fugiu.
Segundo o gerente-geral do shopping, Ivan Almeida, os suspeitos renderam um dos vigilantes na entrada principal do shopping e levaram ele para dentro do carro. Depois, eles seguiram para a parte de trás do centro comercial, virada para o Lago Paranoá, onde renderam o segundo vigilante. O funcionário não soube dizer quantos vigias faziam a segurança no local no momento do crime, mas afirmou que eles não trabalham armados.
De acordo com Almeida, os suspeitos decidiram fugir após ouvirem pelo rádio outros vigilantes alertando sobre o assalto.
Desativação
O Esquadrão de Bombas da PM foi acionado pela manhã para retirar resíduos da bomba que não foram detonados. Os policiais usaram um robô, com esteiras e um braço mecânico, para retirar parte do material deixado pelos suspeitos próximo ao caixa e levar até o estacionamento do shopping, que foi isolado.
“Um pouco do material ainda permanecia intacto no local, de forma que a gente tinha que fazer desativação ou retirada do material”, afirmou o tenente Rogério Nogueira, do Esquadrão de Bombas da PM. “Inicialmente, o primeiro operador vestiu o traje antifragmentação para ir ao local mais próximo, observar a situação, utilizou também o braço mecânico e, com a possibilidade em segurança de retirada do material, ele o fez, e trouxe a área mais aberta, onde caso houvesse explosão, não teria grandes danos.”
Pouco antes das 7h30, clientes e funcionários do centro comercial foram liberados para entrar no shopping.
Pier 21
O shopping fica localizado em uma área nobre da capital federal. Na semana passada, um diplomata do Líbano foi agredido por quatro homens durante um assalto no estacionamento de um restaurante vizinho ao Pier 21.
Segundo a assessoria do shopping, o estacionamento externo do centro comercial é área pública, e por isso a segurança do local compete ao GDF. O shopping informou que 26 vigilantes se revezam durante o dia para fazer a segurança do estabelecimento.
Via G1
….