Pessoal, desnecessário, até pelo nível dos leitores, entrarmos no tema de forma global onde obviamente verificaremos que tudo é reflexo de um país que não investiu em educação por tanto tempo, onde as policias sofrem com a contaminação de quantidade enorme de falsos policiais envolvidos com tráfico de droga etc.. sem falarmos na falta de estrutura familiar gerada pela falta de educação etc.etc…
O assunto em tela aqui são os arrastões que vem ocorrendo em Shoppings, tive as primeiras noticias a poucos meses quando grupos de marginais marcaram para brigar dentro de shoppings de Belo Horizonte. Me parece que foram três casos e, de quebra, fizeram arrastão nas lojas e apavoraram o público. Recentemente tivemos fatos semelhantes no Shopping Aricanduva-SP e Internacional de Guarulhos-SP, estes os de maior destaque. Também tivemos outros de menor repercussão e nem por isso menos grave. Nem todos os casos são com o objetivo de brigarem ou fazerem arrastão, alguns são marcados com o pretexto de “causar” no Shopping. Funciona da seguinte forma: marcam uma tal “passeadinha” pelo face que tem um fator multiplicador enorme, aparecem 200, 300 ou mais tudo na mesma hora e dai para surgir um arrastão, brigas etc…
Não sou especialista em segurança, mas o bom senso nos mostra que além de atitudes mais imediatas como reforço de efetivo e apoio necessário da Policia, esta situação vem contra tudo que trabalhamos ao longo dos anos para “vender” num ambiente de Shopping a tal agradabilidade! Por isso necessário se faz um trabalho meticuloso junto a inteligência da policia para que através de ferramentas como monitoramento das redes sociais e também os sistemas de CFTV que na maioria dos Shoppings são de ponta identificar e buscar a punição destes indivíduos de forma que entendam que Shopping é um lugar que se você apronta há consequências,caso contrário perderemos demais nossa vantagem competitiva.
Este é um fato muito grave e os amigos que são da área poderiam nos ajudar com mais dicas para prevenir ou solucionar este problema pois estará ajudando a industria como um todo.
….
Recomendado por: Edilson Mota de Oliveira