Presente em 16 cidades do estado de São Paulo, a rede de supermercados Pague Menos vai crescer ainda mais nos próximos dois anos. A afirmação é de Diego Cicconato, gerente de Marketing e Inteligência de Mercado da rede supermercadista. Nesta entrevista exclusiva ao portal NEWTRADE, ele revela a abertura da 31ª loja da rede em Campinas, além da reinauguração da Loja 06 Santa Barbara D’Oeste, ambas no segundo semestre. Atualmente são 28 lojas em funcionamento, além das que estão em obras. “O investimento estimado para ambos projetos é de 54 milhões de reais. Além disso, em maio iniciamos a operação do Novo Complexo Administrativo e Logístico, nesse primeiro momento apenas o centro de distribuição está em operação no novo endereço. A sede administrativa deverá ser transferida até o final do segundo semestre de 2020”, conta Cicconato.
Diego Cicconato, gerente de Marketing e Inteligência de Mercado do Pague Menos
Em forte expansão pelo interior paulista, o Pague Menos prevê a inauguração de mais cinco lojas nos próximos dois anos. “A RMC (Região Metropolitana de Campinas) possui mais de três milhões de habitantes, abriga inúmeras indústrias de segmentos diversos, e está em constante expansão, proporcionando o crescimento do setor. Além disso, a demografia das cidades do interior também favorece a expansão, pois muitas cidades são polos turísticos e recebem um volume considerável de visitantes, podemos citar como exemplo, São Pedro e Boituva”, comenta Cicconato.
Novo consumidor
O comportamento de consumo do shopper vem mudando pouco a pouco no decorrer dos anos, mas a pandemia de coronavírus acelerou algumas tendências como as compras online e o varejo supermercadista, em especial, precisou correr para se adaptar e atender às necessidades de seus clientes. “Acreditamos que essa tendência permaneça e temos feito diversos movimentos e proporcionar a melhor experiência de compra para nossos clientes e para isso implementamos o sistema de compra online para 97% das praças onde atuamos, inclusive abrimos exceção para cidades vizinhas de algumas praças, como é o caso de Charqueada, Águas de São Pedro e Saltinho, que estão próximas a Piracicaba, onde a rede possui operação de e-commerce”, conta Cicconato.
Segundo ele, nessas cidades, a empresa conseguiu programar entrega semanal, dessa forma foi possível ajustar a logística da rede para atender a população dentro de um prazo que fosse adequado às necessidades do cliente. “Contratamos transportadora terceirizada para agilizar as entregas dos pedidos, que hoje gira em torno de um dia útil, um prazo considerado excelente”, complementa Cicconato.
Outro investimento do Pague Menos para se adequar às novas necessidades do shopper e do mercado foi a ampliação do sistema compre e retire e também a liberação do pagamento pós pago, ou seja, o cliente pode pagar as compras no recebimento ou retirada das mercadorias, na opção débito ou crédito. “Além disso, fizemos parceiras com aplicativos de entrega como Rappi, entre outros”, diz Cicconato.
Futuro
Presente nas cidades de Americana, Araras, Artur Nogueira, Boituva, Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Limeira, Nova Odessa, Paulínia, Piracicaba, Santa Bárbara d’Oeste, Salto, São Pedro, Sumaré e Tietê, a rede Pague Menos prevê mais três inaugurações para 2021, além dos planos de expansão para demais regiões do interior de São Paulo. “Para o e-commerce um dos investimentos é a expansão da operação de vendas para todo Estado de São Paulo”, finaliza Cicconato.