Com a maior parte da força de trabalho operando de forma remota devido à pandemia, diversas empresas que vendem seus produtos e serviços para outras companhias (as marcas B2B) estão encontrando mais obstáculos para fechar negociações. Esse cenário ocorre por conta da maior dificuldade dos vendedores localizarem os tomadores de decisão por telefone ou realizar uma visita presencial que possibilita avançar várias etapas do processo comercial. A Ramper, plataforma de prospecção digital, lançou o “Conectar”, que permite às empresas realizarem a prospecção via e-mail e saber a hora correta de realizar a ligação, além de trazer a possibilidade dos possíveis clientes escolherem o momento ideal para entrar em contato por uma espécie de “WhatsApp do B2B”.
As funcionalidades trazem maior senso de profissionalismo às empresas B2B. “Boa parte dos profissionais prospectados consideram o WhatsApp impessoal para tratar de vendas corporativas. Já do lado da empresa, o app prejudica a visibilidade do negócio aos gestores, pois as informações ficam centralizadas na mão dos vendedores. Com a função ‘Conectar’, a liderança consegue acompanhar em tempo real o andamento de todas as negociações”, explica Ricardo Corrêa, CEO da startup.
Ainda segundo o empreendedor, o grande diferencial do produto envolve a “janela de conversação”, que tem funcionamento semelhante ao WhatsApp e possibilita que vendedor e o prospect se conectem e conversem de forma assíncrona, removendo a necessidade da cold call (ligação fria de vendas) quando o vendedor tenta acertar o timing do cliente – o que não acontece na grande maioria dos casos. O cenário é possível porque a plataforma permite incluir no e-mail de prospecção, em qualquer etapa da cadência, um link para que o cliente inicie uma conversa a qualquer momento. Quando isso ocorre, a plataforma avisa o vendedor e ambos podem trocar mensagens em tempo real.
“A vantagem da ferramenta é a possibilidade do profissional atender mais de um lead ao mesmo tempo, um fator inviável pelo telefone. No futuro próximo, a ideia também é incluir uma integração que permita reuniões por videoconferência dentro da própria plataforma”, complementa.
De acordo com o CEO da Ramper, a expectativa é de que cerca de 1.000 empresas brasileiras passem a utilizar as funcionalidades até o final do ano. “Ambas as soluções são eficazes sobretudo porque o vendedor deixa de fazer o cold call, uma tarefa puramente operacional, nada estratégica e que só irrita os clientes, além de aumentar as taxas de conversão e receita das companhias em questão” conclui.