A primeira semana de junho (de 1 a 7) no comércio, quando lojas e shoppings já começavam a reabrir com a anuência de prefeitos e governadores, houve aumento de 10% na circulação de pessoas, na comparação com a semana mais movimentada de maio.
O dado é de um levantamento feito pela FX Retail Analytics, especializada em monitoramento de fluxo para o varejo, a pedido do Valor Investe. Foram mais de 2 mil pontos monitorados pelo Brasil.
Com a volta do funcionamento de mais lojas físicas na semana passada, com destaque para as liberações em São Paulo, também houve aumento de 10% na circulação de pessoas no comércio nos dias 9 e 10 de junho.
O estudo da FX Retail Analytics mostra que, apesar de ainda apresentar forte queda em comparação ao mesmo período de 2019, o consumidor voltou a visitar as lojas com o processo de reabertura do comércio após o fechamento para tentar combater a contaminação da covid-19.
Aumento vem desde maio
O crescimento no fluxo de pessoas no comércio em lojas físicas, incluindo shoppings, teve início na segunda semana de maio (do dia 3 ao 9), véspera do Dia das Mães, que com alta de 12% ante a primeira semana do início do distanciamento social, mas com tombo de 84,09% em relação ao mesmo período de 2019.